7 Vídeos com Ideias para Aumentar a Produtividade Industrial

Publicado por Catarina Gomes em 05-04-2017 9:25

area-de-trabalho.png

Quem não gostaria de alcançar mais e melhores resultados com os mesmos recursos? Ou seja, aumentar a produtividade mantendo o mesmo número de pessoas. 

Tudo isto é possível com pequenos truques que potenciam a eficiência ao mesmo tempo que asseguram a saúde e motivação do trabalhadores. 

1. Alterne entre o trabalho sentado e de pé

Do ponto de vista ergonómico, durante o horário de trabalho deveríamos alternar entre a posição sentado(a) e de pé, mantendo um rácio de 80/20 (sentado/em pé). Em termos de saúde, isto contribui para o bom funcionamento das articulações e da corrente sanguínea, o que se reflete num estado geral de conforto e bem-estar para o trabalhador.

 

2. Escolha uma iluminação eficiente e adequada à tarefa

A iluminação da bancada de trabalho influencia a concentração e o desempenho dos trabalhadores. Luz insuficiente, geradora de calor ou direcionada incorretamente pode criar desconforto, levando os colaboradores a interromper o seu trabalho mais vezes do que as necessárias e a cometer mais erros, porque sentem cansaço visual e/ou dificuldade em focar os objetos sobre os quais estão a trabalhar.

 

3. Melhore e organização da área de trabalho

Uma área de trabalho limpa e organizada reduz os tempos de montagem, uma vez que o trabalhador não desperdiça tempo a procurar ferramentas ou peças e tem maior facilidade em manter-se concentrado na tarefa. 

 

 

4. Simplifique os trabalhos de precisão

Executar operações de precisão durante longos períodos provoca tensão excessiva no pescoço e nos membros superiores, o que pode refletir-se em lesões músculoesqueléticas. A longo prazo, estas lesões podem evoluir para uma doença profissional e obrigar o trabalhar a abster-se do traballho. Para não perder o know how e a capacidade de trabalho da sua equipa, previna este tipo de lesões recorrendo a soluções que proporcionem conforto e permitam ao trabalhador descansar sem ter que interromper a tarefa. 

 

5. Adote bancadas de trabalho modulares e de design flexível

Mudar o layout da fábrica para dar resposta às exigências dos clientes e para melhorar continuamente o processo produtivo é algo comum no meio industrial. Ter um sistema de bancadas de trabalho modulares e flexíveis permite poupar tempo na reconfiguração do epaço e otimiza-lo, reaproveitando os materiais existentes, como é o caso do perfil de alumínio

 

6. Otimize a ergonomia da área de trabalho

Ao otimizar a área de trabalho de uma bancada está a poupar tempo em movimentos desnecessários e a contribuir ativamente para a ergonomia. Uma área de trabalho bem projetada, que respeite o espaço do trabalhador e que lhe permita ter as ferramentas necessárias ao alcance dos seus braços, sem ter que recorrer a deslocações, reduz o tempo de assemblagem e mantém-no focado numa única operação. 

 

7. Adapte a cadeira à tarefa e ao ambiente

Selecionar uma cadeira adequada ao ambiente industrial e ao seu utilizador é uma tarefa complexa que não deve ser descurada, sob pena de comprometer a saúde do trabalhador e a sua capacidade de produção.

Uma cadeira de trabalho feita de um material resistente e lavável, ajustável em altura e com apoio para a zona lombar é um requisito obrigatório para manter a linha de produção a funcinar a 100%. 

 

Por que não partilha estes vídeos com a sua equipa e juntos fazem uma análise aos processos que têm atualmente em curso e um levantamento de possíveis melhorias? Pequenas mudanças podem levar a produtividade industrial a outro nível.

Como complemento, descarregue o Guia "Como Melhorar a Produção com Bancadas de Trabalho Ergonómicas", clicando no botão abaixo. 

Guia Bancadas de Trabalho Ergonómicas

Tópicos: Ergonomia, Bancadas de Trabalho

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.