Como Aumentar a Produtividade até 30% Reorganizando a Linha de Montagem

Publicado por Catarina Gomes em 04-05-2017 14:30

 one-piece-flow-2.png

Procura aumentar a produtividade dos trabalhos de montagem manual para permanecer competitivo, poupar tempo, rentabilizar o espaço e motivar a sua equipa? Então este artigo é para si. Vamos conhecer o conceito de One-Piece-Flow.

Produção Lean baseada no conceito de One-Piece-Flow

O princípio de fluxo de uma única peça (One-Piece-Flow) - também chamado de "fluxo de trabalho centrado no trabalhador" - foi implementado pela primeira vez no sistema de produção Toyota. Este conceito inovador defende que cada peça produzida deve passar por um processo em que o trabalhador trabalha em cada parte do produto ao longo de todo o processo, avançando de célula em célula na linha de montagem até que o produto esta concluído.

Um trabalhador começa na primeira estação de uma célula e acompanha uma parte da produção num processo de produção contínua de estação em estação. Assim que o produto é terminado na estação final, ele repete o processo, desde o início.

Além da disposição das estações de montagem individuais em linha, a disposição das mesmas em forma de U é uma solução perfeita para localizar os pontos de início e fim de uma célula, tão próximas quanto possível, o que diminui o número de movimentos necessários para completar uma tarefa, elimina deslocações e simplifica a comunicação entre o pessoal.

one-piece-flow.png

Toda a linha de montagem beneficia com a Produção Lean

Um dos principais benefícios da linha de montagem projetada de acordo com o conceito de One-Piece-Flow reside no facto de que os stocks de produtos semi-acabados são reduzidos, assim como os tempos de processamento e manufatura.

Um outro aspeto positivo deste princípio é que todos os funcionários aprendem a executar processos nas várias estações de trabalho. Isto torna os processos de montagem mais variados e os colaboradores sentem-se mais motivados e estimulados.

No geral, as muitas vantagens de uma linha de montagem deste tipo facilmente aumentam a produtividade até 30%, assim como aumentam o valor acrescentado por trabalhador – mais produção, menos trabalho repetido e menos problemas de qualidade.

Outro dos pontos positivos deste sistema é a sua flexibilidade. Os módulos individuais na linha de U podem ser extendidos ou alterados continuamente, o que significa que fica mais bem preparado para desafios futuros.

Se tem como objetivos equilibrar a carga horária entre os operários, ajustar o trabalho nos postos, contribuir para a otimização do processo e para o aumento da eficiência da linha, então comece por descarregar o Whitepaper: Sistemas Modulares Lean Production ou comece a planear o redesenho da linha de montagem com o Configurador de bancadas de trabalho

Whitepaper Sistemas Lean

Tópicos: Lean, Melhoria Contínua

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.