Importância das Cadeiras Ergonómicas no Trabalho Sentado

Publicado por Catarina Gomes em 22-03-2017 15:15

Ergonomia no Espaço de Trabalho

Os longos períodos durante os quais permanecemos sentados no trabalho, são uma causa frequente de doenças profissionais. Uma cadeira adequada pode prevenir grande parte dos danos provocados na coluna vertebral.

Os Perigos de se Sentar Incorretamente

Seja em ambiente de secretária ou de bancada de trabalho industrial, o corpo humano não está preparado para passar longos períodos de tempo sentado. Daí a importância da ergonomia no trabalho sentado.

Embora possamos suportar alguma tensão provocada por essa posição durante longos períodos de tempo, como é o caso do horário laboral, mais cedo ou mais tarde, a tensão acumulada torna-se um problema e pode inclusivamente evoluir para uma doença profissional. Quando uma cadeira não está adaptada á anatomia do corpo humano, essas tensões são muito elevadas e intensivas ao longo do tempo.

Para evitar essa tensão, as cadeiras devem ser projetadas para se adaptarem á anatomia do corpo humano e devem ser o mais confortáveis possível para os funcionários, ajudando-os a maximizar a sua eficiência.

Evite a Tensão Desnecessária

Passar longas horas no trabalho sempre na mesma posição reflete-se rapidamente em dor intensa. Por isso, faz sentido mudar entre uma postura sentada e em pé, até onde for permitido. Uma cadeira ajustável em altura permite fazer exatamente isso, evitar riscos ergonómicos no trabalho.

Do ponto de vista ergonómico, quando um funcionário trabalha por um longo período de tempo numa posição sentada, cria uma tensão desnecessária nos músculos e nas articulações. Para evitar o agravamento desses sintomas, idealmente devemos adotar uma proporção de 80% na posição sentado dinâmico a 20% de pé.

Cadeiras Ergonómicas Industriais 

O assento é inevitável na maioria das atividades e é por isso que é essencial que as cadeiras sigam princípios ergonómicos. Ao selecionar uma cadeira para um ambiente industrial, há vários fatores a ter em consideração. Por exemplo, o estofo deve ser robusto para que possa ser limpo e deve ser resistente.

O fator mais importante, no entanto, é o ajuste de altura. Quando sentado, o indivíduo deve ter os pés pousados no chão ou sobre um apoio e as pernas devem dobrar num ângulo de pouco mais de 90 graus. Para garantir um apoio confortável sob as coxas, o assento deve ser ligeiramente inclinado para a frente.

Isso significa que nos devemos poder sentar confortavelmente sem restringir o fluxo sanguíneo nas pernas. Idealmente, o encosto deve também incorporar um apoio lombar. A região lombar é a área da coluna vertebral que se curva para o estômago e esta é a posição normal desta região. No entanto, se os músculos circundantes são fracos, a coluna vertebral pode começar a curvar na direção oposta e então forma-se uma cifose.

Um Assento Ergonómico Alivia a Pressão sobre a Coluna Vertebral

O encosto da cadeira de trabalho ergonomica deve incluir suporte lombar na altura correta para a parte inferior das costas do usuário, uma função que é extremamente importante para garantir uma postura ergonómica sentada e contribuir ativamente para combater a má postura.

Um mecanismo de inclinação reclinável no descanso traseiro que inclui controlo de tensão permite um assento dinâmico, que contribui para uma melhor nutrição das articulações da coluna vertebral. Inclinar o assento para frente ligeiramente em cinco graus garante que a pélvis é angulada, o que garante uma posição sentada na vertical.

As cadeiras de trabalho devem sempre satisfazer os padrões ergonómicos. Objectivo é apoiar práticas de trabalho eficientes e saudáveis.

Guia Bancadas de Trabalho Ergonómicas

Tópicos: Ergonomia

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.