Dicas para Projetar a Iluminação da Bancada de Trabalho

Publicado por Catarina Gomes em 09-03-2017 16:54

iluminação.png

Os seus colaboradores sentem cansaço visual e cometem erros por falta de visão? Chegou a altura de adequar a iluminação da bancada de trabalho às tarefas e exigências dos olhos para evitar o desconforto e desgaste.


Comece por familiarizar-se com conceitos como Fluxo luminoso, Luminância e Iluminância.

Só assim poderá tomar uma decisão consciente na altura de projetar um posto de trabalho ergonómico e que cumpra as normas europeias no âmbito da iluminação. 

Fluxo luminoso ou Potência Luminosa

É a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa por unidade de tempo (t), em todas as direções, medida logo à saída da fonte. A unidade de medida é o lúmen (lm). O fluxo luminoso é um dado habitualmente fornecido pelos fabricantes das lâmpadas e aparelhos de iluminação.

Iluminância ou Nível de Iluminação da Bancada de Trabalho

É a medida do fluxo emitido numa determinada direção por unidade de superfície. A sua unidade de medida o lux (lx). Este é o conceito utilizado para adequar o nível de iluminação com a atividade realizada num determinado espaço, permitindo determinar a concentração de fluxo luminoso pelo plano de trabalho onde o trabalhador realiza as tarefas. O seu valor depende da potência luminosa da fonte de iluminação, mas também da distância a que se encontra do plano de trabalho e do ângulo que faz com o mesmo.

iluminação 2.png

 

Luminância ou Brilho de uma Superfície

É a medida do fluxo emitido, transferido ou refletido pela superfície e objetos onde incide, atingindo os olhos do trabalhador. A unidade de medida é candela/m2.

Este conceito poderá se-lhe útil aquando da escolha, por exemplo, de um tampo para a sua bancada que, por sua vez, não deve encandear o operador. O encandeamento provém de um contraste demasiado elevado, devido a uma distribuição pouco uniforme da luminosidade no campo de visão. Assim, de forma a eliminar o encandeamento e proporcionar um contraste aceitável, devem ser evitados: tampos de mesa refletores, paredes brancas com pavimentos escuros, elementos pretos em paredes brancas, componentes de máquinas polidos, etc. 

Estes são os valores de iluminância recomendados, de acordo com a tipo de tarefa, com especial enfoque nos trabalhos de montagem. 

Atividade

Intensidade de Luz (lux)

Trabalhos de montagem menos precisos

200

Trabalhos de montagem médios

300

Trabalhos precisos de montagem de máquinas

500

Trabalhos de montagem extremamente precisos

750

Micromecânica de precisão

1000 - 1500

 

Para os trabalhos de montagem, em geral, é necessária uma intensidade de luz de aproximadamente 500 Lux.  Para trabalhos de elevada precisão, trabalhos com peças demasiado pequenas ou cuja montagem é complicada, a intensidade de luz necessária pode ser de 1000 a 1500 Lux.

Como Comprar Bancadas de Trabalho

Tópicos: Ergonomia, Bancadas de Trabalho

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.