Os 6 Principais Benefícios da Melhoria Contínua

Publicado por Catarina Gomes em 04-07-2017 11:54

benefícios de melhoria continua

As ferramentas de melhoria contínua aplicadas na indústria parecem, muitas vezes, uma miragem. Ouve-se falar em processos de tal forma complexos que é difícil acreditar que se consiga algum lucro ao implementar esta filosofia. 

Para simplificar, selecionei aqueles que entendo serem os principais benefícios da implementação de uma cultura de melhoria contínua e que o vão ajudar a decidir se vale ou não a pena começar já a usar este princípio Lean na sua empresa.

1. Simplificação dos Fluxos de Trabalho

Melhorar constantemente os seus processos produtivos e a forma de trabalhar é a principal forma de muitas empresas reduzirem as despesas gerais de operação. A melhoria contínua é um princípio Lean que ajuda a agilizar os fluxos de trabalho, resultando na economia de tempo e dinheiro, bem como o esforço despendido.

2. Redução dos Custos do Projeto e dos Desperdícios

É importante que um gestor conheça o custo associado a um plano de trabalho. Por esta razão, é tão importante conhecer o tempo necessário para completar todas as tarefas que completam cada processo. Esta análise, que pode ser feita através de um Mapa do Fluxo de Valor pode reduzir significativamente o custo total do projeto e mitigar ou aliminar excessos ou desperdícios. 

3. Mais Flexibilidade e Competitividade

Enquanto muitas empresas praticam uma versão formal das metodologias Lean, outras desfrutam da flexibilidade da melhoria contínua como uma filosofia e não um processo. Desta forma as organizações ficam melhor preparadas para adaptar os seus negócios às variações da indústria do que aqueles que empregam processos rígidos, tornando-se mais competitivas. 

4. Redução de Erros

Melhorar contínuamente pode ajudar a reduzir os erros de uma empresa, quer ao nível de produtos defeituosos, quer no fornecimento de serviços, sendo que nas indústrias mais exigentes como automóvel, plásticos ou eletrónica, estes erros podem ser bastante onerosos. A identificação contínua de potenciais fontes de erros e a readaptação do processo de fabrico para a correção dos mesmos pode evitar problemas que possam surgir ao longo do tempo e aumentar a eficiência.

5. Aumento da Produtividade

A adoção de uma cultura que permita melhorar de forma contínua numa organização pode, nos primeiros tempos, ser um processo difícil e até demonstrar resultados negativos. Por exemplo, uma empresa que faça uma revisão aos seus processos produtivos pode ter que encerrar a produção por um dia para implementar as melhorias, resultando num dia de produção perdida. No entanto, após as mudanças surtirem efeito, a produção acelera e verifica-se um aumento da produtividade

6. Melhoria da Moral

A melhoria contínua visa melhorar os processos como meio de melhorar uma organização em vez de culpar os trabalhadores por ineficiência. É por isso que um dos principais benefícios desta ferramenta é a melhoria da moral dos trabalhadores.

Trabalhadores com grande moral tendem a ser mais produtivos e menos propensos a abandonar os seus empregos do que os trabalhadores com baixa moral. Isto resulta na retenção de know-how na sua equipa e maior retorno sobre o investimento que faz em captação e formação de novos talentos. 

Whitepaper Sistemas Lean

Tópicos: Lean, Melhoria Contínua

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.