Metodologias Lean: Sistema Push vs Pull

Publicado por Armando Mainsel em 12-06-2017 14:30

pull_push_system.pngA revolução industrial que atravessamos atualmente tem-se revelado uma ótima oportunidade para muitas empresas repensaram a sua estratégia e redefinirem os seus processos produtivos. Isso, a par com a pressão dos mercados para produzir cada vez mais e produtos mais personalizados, tem levado muitas empresas a implementarem metodologias Lean para resolverem os seus problemas.

Uma dessas metodologias é a implementação do sistema Pull, baseado nos inputs do mercado, em detrimento do sistema tradicional Push

O Sistema Push

Desenvolvimento > Produção > Divulgação > Necessidade

Um sistema Push ou que empurra a produção para o mercado baseia-se na aplicação do historial de procura de produto para o presente e futuro. 

Este é um sistema particularmente interessante para os fornecedores, uma vez que lhes permite definir o ritmo e controlar o fluxo de produção, bem como exercer pressão sobre o mercado. Por outro lado, um sistema que empurra a podução para o mercado só funciona para cadeias de produção caracterizadas por baixa incerteza ou baseadas em projectos ou relações de longa duração, uma vez que os mercados atuais são dominados pela incerteza. Além disso, cria-se um desequilíbrio na dinâmica oferta-procura. 

Os produtos emergentes terão forçosamente de adoptar uma metodologia Push porque não existe procura explícita para algo novo, tendo que se estimar a produção com base em ponderações entre a procura expectável e a optimização dos recursos de produção à disposição.

O Sistema Pull

Necessidade > Divulgação > Desenvolvimento > Produção

O sistema Pull, baseia-se na demanda e é regido pela necessidade de produção em função dos requisitos do cliente e inputs do mercado. 

Com este tipo de metodologia obtém-se uma cadeia de produção mais fluída e reduz-se o desperdício, reduz-se stocks e, consequentemente, tempos de inventário. Os tempos mortos também são reduzidos e o talento humano é potenciado. Além disso, este é um sistema que contribui para a satisfação do cliente, uma vez que se consegue entregar produtos mais personalizados. 

Numa perspectiva de competitividade da produção, os sistemas Pull apresentam, contudo, algumas desvantagens. Com a produção a reger-se pela procura, reduz-se significativamente a iniciativa de mercado e a pressão sobre a concorrência. O tempo de produção também pode aumentar, uma vez que os processos produtivos podem ter que ser readaptados, o que pode ser uma tarefa morosa e que exija coordenação entre as várias fases da cadeia de produção. 

Decidir que rumo dar à sua cadeia de produção é certamente uma das decisões mais difíceis que tem em mãos. Por um lado, quer manter-se competitivo e oferecer ao seu cliente exatamente aquilo que ele procura. Por outro, sente as dificuldades de readapatar os seus métodos de produção à metodologia Pull, tão em voga.

Para o ajudar a tomar as melhores decisões e a compreender que tipo de métodos existem para aumentar a produção e a eficácia dos processos, deixo-lhe este Whitepaper: Sistemas Modulares Lean Production para se inspirar. 

Whitepaper Sistemas Lean

Tópicos: Lean, Melhoria Contínua

Armando Mainsel

Publicado por Armando Mainsel

Operations Manager @ Europneumaq. Há mais de 10 anos a implementar a melhoria contínua na indústria e a aprofundar novas técnicas de gestão. Gerir uma empresa totalmente Lean e contribuir para a evolução da filosofia é o que o move.