Os Robôs Colaborativos, também conhecidos como Cobots são possivelmente aqueles que mais têm contribuído para a evolução da digitalização industrial. Esta categoria emergente da automação está a redefinir como e onde os robôs podem ser usados em ambientes de produção.
Atualmente, quando procura um robô, já não precisa limitar a sua pesquisa aos robôs industriais "enjaulados", de alto desempenho, com programação complexa e custo de solução elevado. Especialmente para aplicações de baixo volume, a sua pesquisa pode incluir também um robô colaborativo - inerentemente mais acessível, flexível e seguro para operar em estreita cooperação com pessoas.
Muitas pessoas definem um robô “colaborativo” simplesmente como um robô capaz de operar sem vedações de segurança. Embora este seja certamente um aspecto importante, o termo "colaborativo" vai muito mais além.
Efetivamente, dependendo da aplicação, um robô colaborativo é totalmente seguro para cooperar ou partilhar um posto de trabalho humano, porque:
Basicamente, um Cobot é um robô de fácil utilização, devido à simplicidade de instalação e desenvolvimento de aplicações, assim como a sua operação é mais intuitiva, acabando por ser uma solução vantajosa para chão de fábrica.
Já conseguimos encontrar Cobots em quase todo o tipo de indústrias, nomeadamente:
Se tiver curiosidade em conhecer mais vantagens sobre os Cobots, pode ler este artigo Vantagens de um Robot Colaborativo
Até breve!