Os Robôs Colaborativos, também conhecidos como Cobots são possivelmente aqueles que mais têm contribuído para a evolução da digitalização industrial. Esta categoria emergente da automação está a redefinir como e onde os robôs podem ser usados em ambientes de produção.
Atualmente, quando procura um robô, já não precisa limitar a sua pesquisa aos robôs industriais "enjaulados", de alto desempenho, com programação complexa e custo de solução elevado. Especialmente para aplicações de baixo volume, a sua pesquisa pode incluir também um robô colaborativo - inerentemente mais acessível, flexível e seguro para operar em estreita cooperação com pessoas.
O que é um Robô Colaborativo?
Muitas pessoas definem um robô “colaborativo” simplesmente como um robô capaz de operar sem vedações de segurança. Embora este seja certamente um aspecto importante, o termo "colaborativo" vai muito mais além.
Efetivamente, dependendo da aplicação, um robô colaborativo é totalmente seguro para cooperar ou partilhar um posto de trabalho humano, porque:
- Intrinsecamente seguro;
- Sensores de força;
- Velocidade parametrizada moderada;
- Zonas de segurança;
- Sensibilidade de detecção de colisões.
Basicamente, um Cobot é um robô de fácil utilização, devido à simplicidade de instalação e desenvolvimento de aplicações, assim como a sua operação é mais intuitiva, acabando por ser uma solução vantajosa para chão de fábrica.
Onde são instalados?
Já conseguimos encontrar Cobots em quase todo o tipo de indústrias, nomeadamente:
- Automóvel: Pintura, montagem de peças, ferragem...
- Eletrônica: Montagem de componentes, inspeção...
- Alimentar: Embalamento e Paletização...
- Farmacêutica: Inspeção e Movimentação de produtos sensíveis...
Se tiver curiosidade em conhecer mais vantagens sobre os Cobots, pode ler este artigo Vantagens de um Robot Colaborativo
Até breve!