A automação é uma necessidade cada vez mais premente para qualquer empresa que queira manter-se competitiva e robots são uma das soluções mais procuradas para automatizar processos, aumentar a produtividade e modernizar as fábricas, tornando o mercado mais apelativo ao investimento.
Mas o que é que um Robot pode fazer que o ser humano não faça e em que medida isso poderá melhorar a produção e a qualidade dos produtos que fabrica?
Para responder a esta questão, selecionei, entre muitas opções, 5 coisas que um robot pode fazer para proteger o ser humano de riscos inerentes a certas atividades e libertá-lo para tarefas mais valiosas e motivadoras.
1. Movimentar Cargas Elevadas
A movimentação de cargas pesadas e pouco ergonómicas é um problema cada vez mais real dentro das empresas. A movimentação de cargas por parte dos trabalhadores é um fator de desperdício de tempo precioso de produção. Além disso, contribui para o aumento do número de acidentes de trabalho de por excesso de carga. A utilização de robots é, portanto, uma das soluções mais impactantes da Indústria 4.0 sobre a ergonomia no local de trabalho.
2. Realizar Operações que exijam Elevada Precisão
Os Trabalhos de precisão, tanto de posicionamento como de movimento são, muitas vezes, exaustivos para os humanos. São, portanto, tarefas onde um robot pode revelar-se a melhor solução, podendo não só agarrar e posicionar peças com grande repetibilidade.
3. Trabalhar a Grandes Velocidades
Uma das maiores vantagem dos robots é a velocidade a que conseguem trabalhar, podendo cumprir ciclos de tempo muito curtos, o que resulta muitas vezes em aumentos da cadência de produção consideráveis.
4. Atuar em Ambientes Nocivos
Ambientes insalubres ou tarefas perigosa constituem fatores de baixa produtividade, sem falar nos elevados riscos associados que podem parar uma indústria ou, em última estância, tirar vidas. Ao contrário das pessoas, os robots podem estar em contacto com substâncias tóxicas, temperaturas extremas, etc. sem correr riscos ou comprometer a qualidade do trabalho realizado.
5. Realizar Tarefas Monótonas e Repetitivas
A produção cada vez mais personalizada e a rápida evolução dos bens exige ações criativas e menos mecanizadas, algo que apenas os humanos conseguem. As tarefas monótonas e repetitivas devem ser deixadas para os robots, permitindo aos trabalhadores que desempenhem funções mais estimulantes. A robotização deve, portanto, ser vista como uma oportunidade de crescimento.
Para saber mais descarregue o Guia: "Tudo Sobre Robótica" - um Guia Prático sobre Automação, Robótica Industrial e Colaborativa, totalmente em português.
Aqui ficam alguns temas que pode encontrar neste Guia sobre Robótica:
- Benefícios da Robotização
- Como Funciona um Robot
- Indústrias e Aplicações para Robots
- etc...