O Impacto da Indústria 4.0 na Ergonomia

Publicado por Armando Mainsel em 26-04-2018 16:15

induatria-4.0-e-ergonomia

À medida que entramos na era da digitalização e na Indústria 4.0, têm surgido perguntas como:

“O trabalhador humano será substituído por colegas digitais?”

“A fábrica inteligente” é um lugar onde os processos são ditados por máquinas ligadas em rede?"

É compreensível pensar nessas questões, mas não há motivo para ter medo. Não é possível que robôs ou algoritmos substituam as nossas capacidades cognitivas em muitas áreas de trabalho e assim será durante largos anos. Existem, no entanto, outras questões que levantam a temática "O impacto da Indústria 4.0 na ergonomia" que ainda permanecem incertas e com as quais nos devemos preocupar, nomeadamente:

“Como será o posto de trabalho industrial do futuro?”

“Quais os efeitos da Indústria 4.0 na produção do ponto de vista da ergonomia e bem-estar dos funcionários?”

A Oportunidade de Ouro da Transformação Digital

O medo de que o ambiente de trabalho industrial mude radicalmente é infundado. O trabalhador individual, sem dúvida que terá de trabalhar e interagir com as novas tecnologias, fazendo uso do conceito de aprendizagem ao longo da vida. Mas isso não significa que precisamos temer pelo nosso trabalho. Aspetos como ergonomia, personalização e modularidade serão cada vez mais relevantes. Por isso, as empresas precisam de se concentrar nesses aspetos para manter um local atraente para trabalhar para as futuras gerações e garantir o sucesso nos próximos anos.

No que à ergonomia concerne, muitas empresas ainda subestimam a sua importância na produção industrial. É, por isso, importante desmistificar a ideia de que a ergonomia se refere exclusivamente a condições de trabalho mais confortáveis. Pelo contrário, a ergonomia contribui para o aumento da produtividade e eficiência de processos, a longo prazo.

O Valor da Ergonomia Para a Produção Industrial

Postos de trabalho ergonómicos ajudam a aumentar a produtividade e a saúde dos funcionários em igual medida e a individualização da bancada de trabalho é um aspeto fundamental nesse sentido. Um sistema de bancadas de trabalho ergonómicas oferece a base perfeita para garantir a eficácia dos processos de produção manual. Um exemplo disso são as cadeiras e mesas de trabalho ajustáveis em altura, que podem ser ajustadas perfeitamente a qualquer tipo de corpo.

Uma bancada de trabalho elétrica ajustável em altura, por exemplo, permite que os funcionários alternem facilmente entre posição sentada e de pé enquanto realizam o trabalho de montagem, sem necessidade de interromper a tarefa. Além disso, como pessoas diferentes têm alturas diferentes, os funcionários podem selecionar a altura da bancada que melhor lhes convier e assim determinar as melhores condições de trabalho, por exemplo, em função da tarefa. Sem este tipo de opção, trabalhadores de estaturas menores ou particularmente altos são forçados a adotar uma postura incómoda durante o horário de trabalho.

Frequentemente ignorada, mas não menos importante - a iluminação do local de trabalho. Seja artificial ou natural, uma iluminação correta do local de trabalho ajuda a aumentar os níveis de concentração e, assim, reduzir o risco de erros. 

Indústria 4.0: Uma Vantagem Para a Ergonomia

As mudanças demográficas e o aumento da idade média dos trabalhadores ressaltam a importância da ergonomia no local de trabalho. É importante para as empresas garantirem que os seus trabalhadores altamente qualificados sejam saudáveis e produtivos pelo maior período de tempo possível. Neste sentido, o design ergonómico do posto de trabalho é também uma medida preventiva, por exemplo de acidentes de trabalho na indústria.

A Indústria 4.0, por sua vez, deve ser vista como uma forma de aliviar o fardo dos funcionários porque, apesar da crescente tendência de automação de processos, sempre continuarão a existir tarefas manuais de montagem.

É aqui que os robôs colaborativos entram em ação. O seu trabalho é assumir processos de trabalho extenuantes, como levantar e posicionar peças pesadas e, desta forma não colocam a saúde dos trabalhadores em risco. Além das já conhecidas instruções de trabalho que um robô colaborativo desempenha, não tão óbvia, é a sua capacidade de avaliar de forma autónoma qual funcionário, com base nas suas condições físicas e psicológicas, mais adequado para uma determinada função.

Se já entrou na era digital e a ergonomia é uma preocupação para a sua empresa, comece já a simular uma fábrica inteligente com o Configurador de Bancadas de Trabalho Ergonómicas

New Call-to-action

Tópicos: Ergonomia, Indústria 4.0

Armando Mainsel

Publicado por Armando Mainsel

Operations Manager @ Europneumaq. Há mais de 10 anos a implementar a melhoria contínua na indústria e a aprofundar novas técnicas de gestão. Gerir uma empresa totalmente Lean e contribuir para a evolução da filosofia é o que o move.