Em qualquer processo produtivo, é necessário movimentar cargas ou materiais entre postos ou zonas de trabalho. E muitas vezes os trabalhadores sofrem acidentes de trabalho por excesso de carga e correm riscos ergonómicos que colocam em causa a sua saúde e a produtividade.
A melhor estratégia que se pode adotar é a de prevenção destes riscos com a automação das linhas de produção e áreas de logística. No entanto, novos equipamentos e a sua automação têm muitas vezes um custo difícil de suportar para a gestão das empresas.
O segredo é automatizar os processos e evitar a movimentação de cargas por parte dos trabalhadores recorrendo a sistemas de automação Low-Cost.
Um excelente exemplo deste tipo de solução são os Tapetes Transportadores. E são inúmeras as possibilidades entre transportadores standard e com curvas, desenhados para funcionarem por gravidade ou para serem motorizados.
Posto isto, gostaria de partilhar convosco os dois tipos de transportadores mais usados na indústria atualmente:
Transportadores de Tela
Transportadores de tela plana transportam peças e unidades de embalagem individual e, em muitos casos, também produtos a granel. De fácil configuração e montagem, são a solução ideal para transportar qualquer carga de um ponto ao outro dentro da fábrica ou na área de logística.
Transportadores de Rolos
Os transportadores de rolos são ideais para transportar recipientes de plástico, caixas de papelão ou cargas mais pesadas, não permitindo o transporte de peças a granel.
Podem ser uma excelente solução no caso de espaços menores ou mesmo quando se pretende contornar um posto de trabalho ou uma máquina, pois existe a possibilidade de ter um transportador de rolos curvo. Estes sistemas podem ser motorizados ou funcionar por gravidade.
Evite acidentes de trabalho por excesso de carga sem comprometer o seu orçamento. Para o ajudar a compreender melhor que outros tipos de Tapetes Transportadores existem, explore este Guia Prático e descubra Qual Melhor Transportador para o seu Caso Específico.