O Segredo para Evitar Acidentes de Trabalho por Excesso de Carga

Publicado por Miguel Costa em 21-02-2018 11:28

logística-interna.png

Em qualquer processo produtivo, é necessário movimentar cargas ou materiais entre postos ou zonas de trabalho. E muitas vezes os trabalhadores sofrem acidentes de trabalho por excesso de carga e correm riscos ergonómicos que colocam em causa a sua saúde e a produtividade. 

A melhor estratégia que se pode adotar é a de prevenção destes riscos com a automação das linhas de produção e áreas de logística. No entanto, novos equipamentos e a sua automação têm muitas vezes um custo difícil de suportar para a gestão das empresas. 

O segredo é automatizar os processos e evitar a movimentação de cargas por parte dos trabalhadores recorrendo a sistemas de automação Low-Cost.  

Um excelente exemplo deste tipo de solução são os Tapetes Transportadores. E são inúmeras as possibilidades entre transportadores standard e com curvas, desenhados para funcionarem por gravidade ou para serem motorizados. 

Posto isto, gostaria de partilhar convosco os dois tipos de transportadores mais usados na indústria atualmente:

Transportadores de Tela 

flat-belt-conveyor.png


Transportadores de tela plana transportam peças e unidades de embalagem individual e, em muitos casos, também produtos a granel. De fácil configuração e montagem, são a solução ideal para transportar qualquer carga de um ponto ao outro dentro da fábrica ou na área de logística. 

Transportadores de Rolos

roller-conveyor.png

Os transportadores de rolos são ideais para transportar recipientes de plástico, caixas de papelão ou cargas mais pesadas, não permitindo o transporte de peças a granel. 

Podem ser uma excelente solução no caso de espaços menores ou mesmo quando se pretende contornar um posto de trabalho ou uma máquina, pois existe a possibilidade de ter um transportador de rolos curvo. Estes sistemas podem ser motorizados ou funcionar por gravidade. 

Evite acidentes de trabalho por excesso de carga sem comprometer o seu orçamento. Para o ajudar a compreender melhor que outros tipos de Tapetes Transportadores existem, explore este Guia Prático e descubra Qual Melhor Transportador para o seu Caso Específico.

New Call-to-action

 

Miguel Costa

Publicado por Miguel Costa