Um Caso Prático da Aplicabilidade do Perfil de Alumínio na Indústria Farmacêutica

Publicado por Bruno Pereira em 21-08-2017 15:18
pick-and-place-industria-farmaceutica01.jpg


Recentemente lançámos o post "Indústrias onde o Perfil de Alumínio Industrial Maximiza a Produtividade" e o feedback foi bastante positivo. No entanto, não há nada como ver exemplos práticos para nos inspirarmos e por isso decidi partilhar um projeto executado com perfil de alumínio na indústria farmacêutica - uma máquina de pick-and-place de alta precisão projetada para um fabricante de seringas totalmente construída em perfil de alumínio técnico integrado com outras soluções industriais dedicadas. 

As exigências da Indústria Farmacêutica

Esta indústria é altamente exigente em dois aspetos: primeiro, tem tolerância zero quanto à higiene e segundo, como se trata de uma indústria que produz em grande escala artigos não reutilizáveis, exige elevada cadência e baixo custo de produção. 

Devido às suas características únicas - fácil de limpar e pouco suscetível de acumular sujidade ou sofrer qualquer contaminação, design moderno, modular e flexível - o perfil de alumínio da Linha XMS da Item, com os canais todos tapados e acabamento sem reentrâncias mostrou-se à altura do desafio: projetar uma máquina de pick-and-place customizada para produzir seringas

Máxima Produção e Zero Erros

Os sistemas pick-and-place são sistemas automatizados de posicionamento de peças que podem ser usados para selecionar uma peça entre um grande número de outras peças iguais, transferindo-a para uma posição indicada pelo utilizador para ser posteriormente processada. A máquina em questão é usada para selecionar individualmente agulhas esterilizadas e as seringas, acoplando-as em ambiente cirúrgico. 

A máquina de pick-and-place está equipada com um recipiente com um stock de agulhas que, através de uma correia transportadora, são transportadas para um alimentador centrífugo e posicionadas com precisão num transportador linear.

De seguida, as seringas são agarradas por duas pinças que garantem que as peças são posicionadas dentro do sistema dispensador de forma limpa e sem existir qualquer contacto entre elas. Por fim, um robot equipado com ventosas extrai as agulhas do sistema dispensador e coloca-as numa cadeia de sequência para serem usadas. 

Aqui não posso deixar de frisar a modularidade do perfil de alumínio e a facilidade em integrar este material com outras soluções como é o caso dos transportadores e sistemas de alimentação de peças por vibração, sem necessidade de processos complexos de maquinagem de peças especiais para integração dos vários equipamentos.

Operando a uma taxa de 100 unidades por minuto, esta é uma máquina excecionalmente eficiente e ainda extremamente silenciosa, graças à campânula construída em perfil de alumínio e painéis de plástico laváveis, cumprindo um dos requisitos do proprietário de manter o nível de ruído recomendado de 70 dB e mantendo todos os equipamentos eletrónicos e cabos arrumados e protegidos do exterior. 

Este foi apenas um exemplo da versatilidade do perfil de alumínio e quão simples pode ser construir equipamentos complexos para os ambientes mais exigentes e integra-los com outras soluções industriais. Mas não se fiquem por aqui. Projetem, planeiem e simulem as vossas próprias estruturas usando a ferramenta Ikasys.

Ferramenta de planeamento e orçamentação

Espero que este artigo tenha sido útil para os palyers da indústria farmacêutica que vêem no perfil de alumínio uma mais valia para as suas estruturas. Em breve teremos outros casos práticos que mostram o que de melhor se faz com este material noutro tipo de indústrias.

Até breve!

Tópicos: Perfil de Alumínio

Bruno Pereira

Publicado por Bruno Pereira

Sales Product Expert item @ Europneumaq