Indústrias Onde o Perfil de Alumínio Industrial Maximiza a Produtividade

Publicado por Catarina Gomes em 28-07-2017 12:08

Leica1.png

As possibilidades de aplicação do perfil de alumínio aos produtos mais elementares do nosso quotidiano são imensas. Mas numa altura em que a indústria não pára de crescer e os desafios que lhes são impostos são cada vez mais exigentes, em que medida é que esta matéria prima maximiza a produtividade?

É o que vamos descobrir. Pegamos em quatro importantes setores da indústria em Portugal e tentámos perceber de que forma o perfil de alumínio industrial pode ajuda-las a aumentar a produtividade e o resultado pode ver a seguir.

Indústria Automóvel

A indústria automóvel é provavelmente a indústria que, devido à sua constante e rápida evolução, dita as tendências da indústria em geral em Portugal. Se por um lado esta transformação constante é sinónimo de desenvolvimento e modernidade, por outro as mudanças de layout de fábricas e de equipamentos podem constituir uma barreira à produtividade, a não ser que sejam usados materiais rapidamente transformáveis como o perfil de alumínio e os seus acessórios de fixação rápida

Devido às características ótimas do perfil de alumínio industrial - modular, flexível, resistente e 100% reciclável - este é o material preferido pelos engenheiros mecânicos e de gestão industrial para construir estruturas de apoio à produção e assim a maximizarem. 

Indústria Farmacêutica

Na indústria farmacêutica e química, assim como noutras indústrias ligada à biotecnologia, o desafio diário consiste em manter os ambientes limpos e controlar contaminantes e poluentes ambientais como o pó, micróbios, vapores químicos, etc. 

Embora não seja possível eliminar as fontes de contaminação, é possível controla-las através da escolha de materiais com acabamentos superficiais e resistência mecânica e química adequadas, como é o caso do alumínio.

Como se trata de um material que não enferruja e constitui uma barreira contra a luz, o oxigénio, a humidade, odores e impurezas externas, o perfil de alumínio industrial, além de evitar a contaminação dos ambientes limpos, maximiza a produtividade aumentando a vida útil dos equipamentos e diminuindo a necessidade manutenção.

Indústria dos Plásticos

Numa indústria dominada por mecanismos automatizados, modularidade, flexibilidade, leveza e precisão são características fundamentais para responder ás exigências dos processos de produção das peças de plástico mais complexas.

Por reunir todas estas características, o perfil de alumínio industrial tem sido a escolha óbvia para integrar estruturas de manipulação de peças. A sua leveza e versatilidade permitem uma movimentação mais fácil por parte dos robots e um encaixe e afinação de posição de acessórios como ventosas, pinças ou dedos, mais simples.

Em termos gerais, uma estrutura em perfil da alumínio economiza tempo, reduzindo ou mesmo evitando manutenções e reapertos e abreviando o tempo de afinação o que se reflete num aumento da produtividade.

Indústria Eletrónica

À semelhança do que se passa na indústria automóvel, a indústria eletrónica também sofre frequentes mudanças e reorganização das linhas de montagem, bem como fortes pressões para produzir mais em menos tempo. Para colmatar estas necessidades, o perfil de alumínio tem sido um excelente aliado na maximização da produtividade industrial através da sua modularidade e facilidade de montagem em pouco tempo e sem recorrer a ferramentas especiais ou maquinagem, assim como a possibilidade de reaproveitamento dos materiais para construir novas estruturas em função das necessidades que vão surgindo. 

Estes são apenas alguns exemplos de quatro das indústrias com maior expressão em Portugal que usam o perfil de alumínio industrial para melhorarem os processos de produção e o ambiente das suas fábricas.

Quer uma forma fácil de perceber o que pode realmente fazer na sua indústria com os sistemas de alumínio? Use o configurador online. Não tem de perguntar nada a ninguém.

New Call-to-action

Tópicos: Perfil de Alumínio

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.