Os Cobots da Europneumaq

Publicado por Luís Moreira em 10-09-2019 14:44

robots_colaborativos_europneumaq

A automação com robots colaborativos continua a ser uma das soluções mais viáveis para atingir máximos de produtividade e precisão num número cada vez maior de indústrias e aplicações. As suas dimensões e custo reduzidos, programação simples, fácil implementação, partilha do espaço de trabalho com o operador sem necessidade de recorrer a vedações, são algumas das características que os tornam particularmente atrativos. Desta forma é possível libertar os trabalhadores para tarefas mais desafiantes, ergonómicas e seguras. 

Talvez por isso não parem se surgir novas soluções e funcionalidades para criar ambientes de fabrico inteligentes com cobots e daí surgem novas questões como: "Qual o Melhor Robot Colaborativo?". Lembram-se que há algum tempo partilhei convosco um post sobre este tema?

Chegou a altura de vos apresentar os cobots da Europneumaq!

Sawyer, o Cobot de Alto Desempenho

robot_hand_rethinkrobotics

O Sawyer é o robot colaborativo de 7 eixos da Rethink Robotics, de braço único e de alto desempenho, projetado para executar tarefas que, para os tradicionais robots industriais, são impraticáveis. Seguro, flexível, fiável, preciso e acessível, o Sawyer é o robot colaborativo mais completo do mercado, uma vez que sai de fábrica com braço de robot, pedestal móvel, sistema de tooling e câmara, tudo como standard, ou seja, sem necessidade de adquirir mais acessórios ou third parties.

Para garantir um funcionamento verdadeiramente colaborativo, o Sawyer integra um sistema de visão próprio, possui juntas flexíveis, constantemente monitorizadas, que garantem a repetibilidade no posicionamento da ferramenta e o controlo da força exercida sobre o seu meio, ao mesmo tempo que têm a capacidade de absorver qualquer contacto com pessoas e objetos. 

Panda, o Cobot Mais Fácil de Programar do Mercado

robot_hand_frankaemika

O Panda é o robot colaborativo da Franka Emika concebido especificamente para interagir com humanos de uma forma realmente orgânica, graças à sua construção simplificada, inspirada na agilidade e sensibilidade ao toque. A sua modularidade, construção ultra leve e programação escalável, tornam este robot extraordinariamente flexível, fácil de usar e económico.

Com sensores de binário nos 7 eixos, o Cobot Panda é capaz de reconhecer e processar até mesmo o mais leve toque, usando o seu sistema de reflexo artificial para reagir em milissegundos e manipular com precisão e delicadeza objetos até 3 kg, tal e qual como um humano. 

duAro, o Dual-arm SCARA com a Robustez da Kawasaki Robotics 

robot_hand_duaro

O duAro é um inovador robot SCARA de braço duplo da Kawasaki Robotics que pode coexistir com humanos no local de trabalho. 

Ideal para aplicações cujo ciclo de vida é curto, pois a facilidade com que se programa e implementa este robot, bem como o custo-benefício, são simplesmente incríveis, podendo desempenhar funções tanto de robot colaborativo como de controlador industrial. 

A área de movimento do "duAro" é a mesma de uma pessoa, com movimentos semelhantes aos de braços humanos e movimentos independentes para cada braço, graças à sua configuração de braço duplo que lhe permite executar facilmente operações semelhantes às de uma pessoa usando os dois braços. 

Guia Robótica

Luís Moreira

Publicado por Luís Moreira

Engenheiro de Aplicações Robóticas @ Europneumaq. O seu dia a dia passa essencialmente por desenvolver soluções inovadoras e programar robots. Embora apaixonado por motas, tem como missão esclarecer que a Kawasaki não se resume só às duas rodas – é também um dos maiores fabricantes de robots do mundo!