Os Cobots da Europneumaq

Publicado por Luís Moreira em 10-09-2019 14:44

robots_colaborativos_europneumaq

A automação com robots colaborativos continua a ser uma das soluções mais viáveis para atingir máximos de produtividade e precisão num número cada vez maior de indústrias e aplicações. As suas dimensões e custo reduzidos, programação simples, fácil implementação, partilha do espaço de trabalho com o operador sem necessidade de recorrer a vedações, são algumas das características que os tornam particularmente atrativos. Desta forma é possível libertar os trabalhadores para tarefas mais desafiantes, ergonómicas e seguras. 

Talvez por isso não parem se surgir novas soluções e funcionalidades para criar ambientes de fabrico inteligentes com cobots e daí surgem novas questões como: "Qual o Melhor Robot Colaborativo?". Lembram-se que há algum tempo partilhei convosco um post sobre este tema?

Chegou a altura de vos apresentar os cobots da Europneumaq!

Sawyer, o Cobot de Alto Desempenho

robot_hand_rethinkrobotics

O Sawyer é o robot colaborativo de 7 eixos da Rethink Robotics, de braço único e de alto desempenho, projetado para executar tarefas que, para os tradicionais robots industriais, são impraticáveis. Seguro, flexível, fiável, preciso e acessível, o Sawyer é o robot colaborativo mais completo do mercado, uma vez que sai de fábrica com braço de robot, pedestal móvel, sistema de tooling e câmara, tudo como standard, ou seja, sem necessidade de adquirir mais acessórios ou third parties.

Para garantir um funcionamento verdadeiramente colaborativo, o Sawyer integra um sistema de visão próprio, possui juntas flexíveis, constantemente monitorizadas, que garantem a repetibilidade no posicionamento da ferramenta e o controlo da força exercida sobre o seu meio, ao mesmo tempo que têm a capacidade de absorver qualquer contacto com pessoas e objetos. 

Panda, o Cobot Mais Fácil de Programar do Mercado

robot_hand_frankaemika

O Panda é o robot colaborativo da Franka Emika concebido especificamente para interagir com humanos de uma forma realmente orgânica, graças à sua construção simplificada, inspirada na agilidade e sensibilidade ao toque. A sua modularidade, construção ultra leve e programação escalável, tornam este robot extraordinariamente flexível, fácil de usar e económico.

Com sensores de binário nos 7 eixos, o Cobot Panda é capaz de reconhecer e processar até mesmo o mais leve toque, usando o seu sistema de reflexo artificial para reagir em milissegundos e manipular com precisão e delicadeza objetos até 3 kg, tal e qual como um humano. 

duAro, o Dual-arm SCARA com a Robustez da Kawasaki Robotics 

robot_hand_duaro

O duAro é um inovador robot SCARA de braço duplo da Kawasaki Robotics que pode coexistir com humanos no local de trabalho. 

Ideal para aplicações cujo ciclo de vida é curto, pois a facilidade com que se programa e implementa este robot, bem como o custo-benefício, são simplesmente incríveis, podendo desempenhar funções tanto de robot colaborativo como de controlador industrial. 

A área de movimento do "duAro" é a mesma de uma pessoa, com movimentos semelhantes aos de braços humanos e movimentos independentes para cada braço, graças à sua configuração de braço duplo que lhe permite executar facilmente operações semelhantes às de uma pessoa usando os dois braços. 

Guia Robótica

Tópicos: robots colaborativos, Robotica

Luís Moreira

Publicado por Luís Moreira

Engenheiro de Aplicações Robóticas @ Europneumaq. O seu dia a dia passa essencialmente por desenvolver soluções inovadoras e programar robots. Embora apaixonado por motas, tem como missão esclarecer que a Kawasaki não se resume só às duas rodas – é também um dos maiores fabricantes de robots do mundo!