Chegado o mês de Agosto, muitas fábricas suspendem a produção e aproveitam a época de férias para proceder à manutenção das máquinas e equipamentos de trabalho.
Durante anos, a manutenção era considerada um "mal necessário" e aplicada apenas quando o equipamento evidenciava anomalias ou falhava, causando problemas ao nível do fluxo de trabalho. Estamos a falar, portanto, de Manutenção de Correção (ou Corretiva).
Esta política de reação resultava, muitas vezes, num aumento de custos e desperdícios imensuráveis tais como:
Com o aumento da procura pela eficiência e a introdução de princípios Lean no combate ao desperdício nas organizações, a manutenção de máquinas e equipamentos assume um papel vital para qualquer gestor consciente dos benefícios que uma gestão de prevenção pode trazer ao seu negócio.
Aliás, atualmente, reconhece-se que a manutenção é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização e parar um processo de produção devido a avarias já não é opção, bem como assumir os custos que daí advêm.
Falamos portanto de Manutenção Preventiva, um conceito que se define como “Manutenção efetuada em intervalos de tempo pré-determinados, ou de acordo com critérios prescritos, com a finalidade de reduzir a probabilidade de avaria ou de degradação do funcionamento de um bem” (NP EN 13306:2007).
O principal objetivo deste tipo de manutenção é garantir a máxima disponibilidade de todos os equipamentos e mantê-los em perfeitas condições para uma produção a 100%. A sua contribuição para o desenvolvimento do negócio é pois inegável, uma vez que são muitos os benefícios desta ação.
Dar a devida importância a este tema e proceder correta e eficientemente a qualquer processo de manutenção é um grande diferencial competitivo e pode alavancar o seu negócio já a partir do 2º semestre. Por isso, não deixe de fazer manutenção às suas máquinas e equipamentos durante este mês.
Até breve!