Agosto: O Mês das Manutenções

Publicado por Sofia Cardoso em 01-08-2018 10:30

manutencao

Chegado o mês de Agosto, muitas fábricas suspendem a produção e aproveitam a época de férias para proceder à manutenção das máquinas e equipamentos de trabalho.

Durante anos, a manutenção era considerada um "mal necessário" e aplicada apenas quando o equipamento evidenciava anomalias ou falhava, causando problemas ao nível do fluxo de trabalho. Estamos a falar, portanto, de Manutenção de Correção (ou Corretiva).

Esta política de reação resultava, muitas vezes, num aumento de custos e desperdícios imensuráveis tais como:

  • Atraso no processo produtivo
  • Baixa produtividade
  • Ineficiência
  • Investimento forçado em novas máquinas de substituição num curto período de tempo
  • Má qualidade dos produtos fabricados

Com o aumento da procura pela eficiência e a introdução de princípios Lean no combate ao desperdício nas organizações, a manutenção de máquinas e equipamentos assume um papel vital para qualquer gestor consciente dos benefícios que uma gestão de prevenção pode trazer ao seu negócio. 

Aliás, atualmente, reconhece-se que a manutenção é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização e parar um processo de produção devido a avarias já não é opção, bem como assumir os custos que daí advêm. 

Falamos portanto de Manutenção Preventiva, um conceito que se define como “Manutenção efetuada em intervalos de tempo pré-determinados, ou de acordo com critérios prescritos, com a finalidade de reduzir a probabilidade de avaria ou de degradação do funcionamento de um bem” (NP EN 13306:2007).

O principal objetivo deste tipo de manutenção é garantir a máxima disponibilidade de todos os equipamentos e mantê-los em perfeitas condições para uma produção a 100%. A sua contribuição para o desenvolvimento do negócio é pois inegável, uma vez que são muitos os benefícios desta ação.

Benefícios de uma Política de Manutenção Preventiva

  • Diminuição da perda de receitas decorrente de interrupções na produção;
  • Redução dos custos de reparação de máquinas e equipamentos;
  • Minimização dos riscos de acidentes de trabalho;
  • Garantia da qualidade dos produtos fabricados:
  • Os custos de uma manutenção preventiva são mais baixos do que de de uma manutenção de correção.

Dar a devida importância a este tema e proceder correta e eficientemente a qualquer processo de manutenção é um grande diferencial competitivo e pode alavancar o seu negócio já a partir do 2º semestre. Por isso, não deixe de fazer manutenção às suas máquinas e equipamentos durante este mês. 

Projeto e Adequação segundo DL50/2005

Até breve!

Tópicos: Segurança Industrial

Sofia Cardoso

Publicado por Sofia Cardoso

Quality & WHS @ Europneumaq. A contribuir diariamente para um mundo de trabalho mais seguro, mas sempre com o pensamento focado na melhoria contínua. Acredita que grande parte do sucesso de uma organização advém da normalização dos processos e da preocupação em garantir boas condições de segurança laboral.