3 Dicas para Atingir a Excelência Operacional

Publicado por Armando Mainsel em 24-04-2019 16:17

lean-excelencia-operacional

Não existe profissional que não deseje atingir a excelência naquilo que faz e o Lean é uma das ferramentas mais poderosas para o ajudar a chegar ao topo.  

É por isso que gostaria de partilhar uma série de conceitos Lean fáceis de implementar, ao mesmo tempo que deixo um convite para participar num dos eventos mais importantes do ano sobre o tema - o Lean Summit Portugal 2019 promovido pela Lean Academy Portugal. 

Este evento realiza-se de 6 a 9 de maio, em Lisboa, e a Europneumaq vai lá estar para mostrar aos participantes um leque de soluções Lean baseadas em perfil de alumínio técnico

Prontos para começar esta viagem pelo mundo do Lean e conhecer 3 Dicas para Atingir a Excelência Operacional? 

Dica 1: Melhorar, Medir, Melhorar...

O processo de Melhoria Contínua ou CIP (Continuous Improvement Process) está no centro de todos os métodos de produção Lean e baseia-se no conceito “Kaizen” composto pelas palavras "mudança" (Kai) e "para melhor" (Zen).

Por conseguinte, os processos de melhoria contínua visam proporcionar um ambiente de trabalho onde erros são encarados como oportunidades de melhoria e, como nada é perfeito, há sempre espaço para melhorar e aprimorar cada tarefa ou resultado. O caminho parece demasiado duro, mas acredite, só assim é possível atingir a Excelência Operacional.

Dica 2: Identificar Desperdícios

Um outro princípio fundamental da metodologia Lean é o "desperdício zero". Em japonês, “Muda” refere-se a uma atividade inútil, que não cria valor. 

Qualquer processo de otimização e busca pela excelência operacional passa, inevitavelmente, por um processo de combate ao desperdício. A minha dica é: tenha consciência de que existem desperdícios no seu trabalho ou na sua empresa, mesmo que estes não estejam à vista.

"Para se travar uma batalha é preciso conhecer o inimigo."

Dica 3: Estabelecer Processos Padrão

A 3ª dica que quero partilhar consigo prende-se com "estabelecer padrões", de forma a simplificar os processos e a facilitar a medição de resultados. Para isso sugiro a metodologia 5S que serve para padronizar processos que ajudam a reduzir os tempos de processamento e garantem o cumprimento de prazos e a qualidade dos produtos fabricados. 


A implementação dos princípios Lean traz inúmeros benefícios, dos quais se destacam o aumento da produtividade e a qualidade dos produtos produzidos, bem como a motivação dos funcionários que beneficiam de processos bem definidos e locais de trabalho mais limpos e organizados.  

Envie-nos as suas dicas na busca pela excelência operacional e lembre-se, 7 | 8 |9 de maio lá estaremos no Lean Summit !!! 

Lean-Summit-Portugal-2019-Ingresso

Tópicos: Lean, Melhoria Contínua

Armando Mainsel

Publicado por Armando Mainsel

Operations Manager @ Europneumaq. Há mais de 10 anos a implementar a melhoria contínua na indústria e a aprofundar novas técnicas de gestão. Gerir uma empresa totalmente Lean e contribuir para a evolução da filosofia é o que o move.