Consegue imaginar o dia a dia de uma pessoa que repara relógios? E de uma pessoa que assembla placas eletrónicas?
O trabalho de precisão implica esforço, tanto mental como físico e tem repercussões tanto na saúde do trabalhador como ao nível da produtividade da empresa.
Partindo deste princípio, é importante conhecer os efeitos desse esforço de forma a controlar a saúde dos trabalhadores, minimizando os riscos de doença profissional, a quebra de produtividade e o absentismo.
As consequências do trabalho de precisão para o trabalhador variam de acordo com o trabalho em si e com a própria pessoa. No entanto, estudos revelam que este tipo de atividade tem repercussões sobretudo ao nível músculoesquelético. Inclusivamente, nas últimas décadas as LMERT (Lesões Músculo Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho) são a principal causa de absentismo ao trabalho.
Para resolver este problema e ter uma equipa motivada e satisfeita, conheça as principais consequências do trabalho de precisão para os seus trabalhadores:
Um trabalhador doente ou desconfortável com as tarefas que desempenha não consegue ter um rendimento de 100% e, consequentemente, a empresa também sofre com isso. Neste sentido, as empresas que trabalham com processos de assemblagem e montagem de precisão devem estar particularmente atentas e evitar que a saúde dos seus trabalhadores se deteore, o que acarreta consequências nefastas para a organização, tais como:
Ajude-nos a melhorar este conteúdo contribuindo com exemplos de queixas dos seus trabalhadores e de soluções que arranjou para melhorar a ergonomia no posto de trabalho.
Envie-nos o seu comentário e apoveite para aprender mais sobre este assunto, descarregando o "Guia: Como Melhorar a Produtividade com Bancadas de Trabalho Ergonómicas". Basta clicar no botão abaixo.