Embora um pouco admirado com aquele aviso, tal não me chocou. Afinal eu já tinha visto algumas linhas de produção e normalmente não são ambientes ultra limpos.
Ainda assim, nada me podia ter preparado para o que vi no dia seguinte. Digamos que o meu pior fato parecia brilhar lá no meio, e os meus sapatos desapareceram no meio da camada de pó de cinco centímetros de altura que cobria o chão.
Isto soa-lhe familiar? Ninguém gosta de visitar uma fábrica nestas condições e muito menos trabalhar lá. É por isso que gostaria de partilhar alguns segredos que o vão ajudar a manter o local de trabalho limpo e organizado.
Por muito asseados que sejamos, se a nossa bancada de trabalho é feita de um material difícil de lavar e com um design intrincado, ao longo do tempo e com a azáfama do dia a dia a sujidade vai-se acumulando nos recantos mais inacessíveis, tornando-se impossível lá chegar.
Então, vamos deixando o lixo acumular-se e quando decidimos limpar, pode ser tarde demais. Os próprios materiais vão-se danificando devido a0 excesso de sujidade, nomeadamente óleos e outros químicos.
Por isso, é sempre preferível usar materiais laváveis, sem reentrâncias onde se possa infiltrar sujidade, sem tinta que possa descascar ao longo do tempo e, idealmente, que sejam fáceis de montar e desmontar para limpar melhor, como é o caso das construções em perfil de alumíno. Além disso deve ter cuidado ao escolher os fabricantes de bancadas de trabalho que o vão aconselhar.
No que respeita à limpeza propriamente dita, uma das maiores dificuldades está relacionada com o facto de haver um desconhecimento geral sobre a localização dos materiais de limpeza, sobretudo porque é natural mudar-se as coisas de lugar com frequência. E quando o trabalho aperta, não há tempo para os procurar.
Quando se fala em arrumação, não há dúvidas que é mais fácil manter o local de trabalho organizado se existirem locais próprios para as ferramentas, matérias primas, etc, que permitam ao utilizador saber sempre onde se encontram e não ser obrigado a deslocar-se para os conseguir.
Por isso, uma boa dica é criar locais próprios para cada peça, ferramenta, produto de limpeza e identificá-los. Idealmente, cada um deve ter o seu próprio kit de limpeza, o seu próprio conjunto de ferramentas e ser responsável pela manutenção da sua bancada de trabalho. Para compreender melhor este conceito, partilho um conjunto de imagens que ilustram a mensagem que vos quero transmitir.
A melhor forma de não se perder nas tarefas diárias e descurar a limpeza e arrumação da fábrica ou oficina, é criar uma rotina. O ato de organizar a mesa de trabalho, as gavetas com as ferramentas e limpar o ambiente circundante deve ser encarado como parte integrante do trabalho diário de uma pessoa. Isto é, não pode ser considerado um extra nem perda de tempo. Se julga que está a desperdiçar tempo que podia estar a investir noutra tarefa, saiba que limpar e organizar a área de trabalho é uma ação que acrescenta valor.
Já pensou quanto tempo gasta a procurar algo na sua mesa, se estiver tudo desarrumado?
Pense: se tiver todo o material necessário à mão, sempre no mesmo local e devidamente identificado, quão mais rápido vai ser a produzir?
Isto sem falar nos processos de fabrico, cujo produto final tem que estar limpo. Quantas peças são consideradas defeituosas porque a mesa estava suja e manchou a peça em que estava a trabalhar?
A limpeza e organização prende-se também com questões culturais e de imagem. Como referi no início deste post, ninguém gosta de visitar uma fábrica suja. Pense como se sentem os seus clientes e fornecedores quando o visitam. Que imagem quer passar?
Para que não existam áreas mais limpas que outras, crie uma cultura empresarial que valorize este aspeto e eduque toda a equipa. Participem em atividades de limpeza e arrumação conjunta. Além de conseguir atingir o seu principal objetivo – ter uma organização limpa e organizada – este tipo de atividades também fomenta o trabalho em equipa. Desta forma, todos se comprometem a manter a fábrica limpa e organizada.
Resumindo, das muitas formas de aumentar a produtividade no local de trabalho, a limpeza e organização é talvez das mais básicas e fáceis de implementar. Ter bancadas de trabalho equipadas para faclilitar esta tarefa é um facilitador. Descarregue o Guia Prático sobre Sistemas Modulares Lean Production ou faça as simulações do seu ambiente fabril no Configurador Online.