A aquisição de um sistema de bancadas de trabalho pode ser uma tarefa complexa, exigindo o suporte de um pofissional com conhecimentos técnicos na área e com disponibilidade para compreender o seu processo produtivo e as necessidades dos seus colaboradores.
Posto isto, um fabricante de sistemas de bancadas de trabalho deve cumprir estes 5 requisitos:
O fabricante deve aconselhar o comprador de forma especializada, se necessário, nas instalações do utilizador final. Um aconselhamento especializado requer conhecimentos aprofundados sobre o produto e um levantamento rigoroso das condições de trabalho onde se pretende instalar a bancada de trabalho. O fabricante deve ainda formar o funconários do cliente, ou seja, o utlizador final, em relação ao manuseio do sistema que está a entregar.
O fabricante deve oferecer soluções completas e planeá-las juntamente com o cliente. Se necessário, deverá oferecer um serviço de montagem no local, formação e apoio pós-venda. Não basta recolher uma lista de referências de materiais que constituem unicamente a bancada em si e enviá-la ao cliente. Uma solução integrada que satisfaça a necessidade do cliente de ter um posto de trabalho funcional e ao mesmo tempo ergonómico, passa também pela cadeira ergonómica e pelo sistema de aprovisionamento de materiais.
O fabricante deve ter capacidade de fornecer material rapidamente. Ou seja, se uma peça for danificada, esta deve ser substituída o quanto antes sem comprometer o fluxo de trabalho.
As soluções e produtos sugeridos pelo fabricante devem passar por um desenvolvimento e melhoria contínuos. Os requisitos do sistema de postos de trabalho na indústria podem sofrer alterações e as necessidades de integrar soluções mais ergonómicas e/ou mais eficientes podem aumentar. Perante este cenário, o fabricante deve ter capacidade de sugerir novas soluções sempre com o objetivo de acrescentar valor ao processo do seu cliente.
Todos os componentes e sistemas oferecidos pelo fabricante para a criação do posto de trabalho devem ser produzidos de forma modular e devem ser compatíveis e integráveis com linhas de produção já existentes. Desta forma, o cliente tem a possibilidade de selecionar elementos adicionais, sem se preocupar com a sua integração.
Agora que já sabe o que procurar num fabricante de bancadas de trabalho, quer se trate de um sistema projetado de raíz, quer se trate de uma integração numa linha de produção já existente, sente-se mais confiante para por em prática os seus planos de modernização da sua linha de produção?