A movimentação de materiais dentro de uma empresa deve ser feita de forma segura, eficiente, entregando o material certo na hora certa e no local correto, sem danos do mesmo.
Tudo isto faz parte de um plano para melhorar a logística interna que se baseia num conjunto de princípios básicos, alguns dos quais partilho consigo, para que atinja os seus objetivos mais rapidamente e aumente a produtividade com uma reorganização da linha de produção.
Antes de avançar com uma solução para movimentar cargas dentro da empresa e melhor a logística interna, planeie. Toda a movimentação de materiais deve resultar de um plano onde estejam definidos claramente as necessidades, objetivos e especificações de todos os envolvidos no processo e dos materiais a serem movimentados.
A movimentação de materiais deve ser minimizada sem sacrificar a produtividade e o nível dos serviços requerido para a operação. Os processos devem ser simplificados de forma a reduzir ou mesmo eliminar os movimentos desnecessários e, desta forma aumentar a produtividade.
Um layout bem dimensionado que diminua as distâncias a serem percorridas pelos materiais contribui ativamente para este aumento de produtividade, eliminação de tempos mortos e diminuição da probabilidade de os materiais se danificarem durante o percurso.
Melhorar a logística interna não se resume ao armazém ou à linha de produção, engloba também as pessoas. As capacidades e limitações humanas devem ser reconhecidas e respeitadas nos processos que incluem movimentação de cargas e manuseamento de equipamentos de transporte e a ergonomia deve ser uma preocupação para qualquer indústria que queria manter-se competitiva.
Os equipamentos selecionados para auxiliar os trabalhadores na movimentação de cargas devem eliminar movimentos repetitivos e mitigar o trabalho manual tanto quanto possível, integrando os trabalhadores e o sistema de transporte.
O princípio da automação vem complementar os dois princípios anteriores respeitantes à movimentação mínima de cargas e ergonomia. Este princípio defende que as operações de movimentação devem ser mecanizadas ou automatizadas sempre que possível de forma a aumentar a eficiência e reduzir custos.
O objetivo é sempre eliminar passos desnecessários do fluxo de trabalho.
Um dos equipamentos mais usados na indústria que contribuem para o cumprimento destes princípios são os transportadores, sejam de tela ou de rolos. Para ter uma ideia do que existe, deixo-lhe o Guia: Qual Melhor Transportador para o seu Caso Específico.