4 Motivos para Indústria Investir na Ergonomia no Trabalho Manual

Publicado por Catarina Gomes em 01-06-2017 12:15

area-de-trabalho_2.png

Qual o gestor responsável que não tem como objetivo aumentar a produtividade e o rendimento? E qual o papel do aumento de satisfação dos trabalhadores e funcionários na indústria? Neste texto vou abordar 4 motivos para a indústria investir na ergonomia no local de trabalho.

A questão é, se a nível financeiro é lucrativo optar por melhorar as condições de trabalho, com a ergonomia como ferramenta, pois um posto de trabalho ergonómico aumenta o bem estar e a motivação do pessoal e contribui para uma vida ativa mais longa e produtiva.

Alguns dos motivos para uma indústria investir na ergonomia como ferramenta de produtividade são:

1. Melhor Desempenho no Trabalho

O desempenho de um funcionário na produção manual baixa normalmente com o avançar da idade, resultado do processo de evelhecimento natural da população ativa. Por este motivo a ergonomia no trabalho torna-se cada vez mais importante, com a esperança média de vida e a idade da reforma dos funcionários a aumentar.

Proporcionar um posto de trabalho ergonómico pode compensar ou retardar défices no rendimento do trabalhador, e não é só fruto da idade. 

 2. Diminuição da Ausência ao Trabalho 

Existem diversos fatores que podem influenciar a saúde no posto de trabalho, sendo que as lesões músculoesqueléticas são o problema mais comum na Europa, sendo responsáveis pela maioria das baixas médicas que, por sua vez, acarretam custos para o empregador, podem gerar desiquilibrios ao nível do know-how na organização e deterioração do trabalho em equipa, além do óbvio - diminuição da produtividade.

Desta forma, em todas as situações nas quais seja possível influenciar de forma positiva a saúde dos trabalhadores, tal deve ser feito a fim de diminuir significativamente os custos associados a doenças profissionais e melhorar a produtividade

3. Qualidade dos Produtos Poduzidos

Se por um lado, a falta de condições de trabalho conduz à abstenção, por outro, pode também conduzir à presença - tendência para comparecer ao trabalho mesmo estando doente.

O que à primeira vista pode parecer benéfico, a longo prazo, não o é. Além de ter um funcionário debilitado, quer do ponto de vista físico quer psicológico, o seu rendimento baixa e a probabilidade de cometer erros e produzir produtos de menor qualidade, aumenta; pode ainda causar acidentes e piorar o seu estado de saúde, bem como das pessoas que o rodeiam, por contágio, por exemplo.

Estima-se que o prejuízo financeiro causado pela presença é no mínimo duas vezes maior que o prejuízo causado pela ausência.

4. Manter o Know-How da Organização

O Know-How e a experiência são, provavelmente, os fatores que mais influenciam a rentabilidade e eficiência de um processo produtivo, pelo que não se pode correr o risco de perder pessoas com estas valências devido a doenças profissionais. Estamos a falar, portanto, de um duplo prejuízo quando isso acontece. Além de todos os custos associados à doença e à abstenção ou presença, surge a problemática da falta de pessoal qualificado saudável e apto a desempenhar as tarefas propostas pela empresa. 

Sem dúvida que apostar na ergonomia no trabalho manual é apostar na saúde e bem estar dos funcionários, e que isso vai trazer benefícios de produtividade à sua empresa e ao seu negócio. Para começar já a traçar o melhor caminho para lá chegar, faça as suas simulações no Configurador Online de Bancadas de Trabalho e descubra mais dicas para obter 100% de empenho por parte da sua equipa. 

New Call-to-action

Tópicos: Ergonomia, Melhoria Contínua

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.