3 Aplicações do Perfil de Alumínio na Indústria dos Plásticos

Publicado por Bruno Pereira em 15-09-2017 10:09

industria-do-plastico-plasticos-injetados-2.jpg

Embora atualmente a maioria dos processos na indústria dos plásicos seja controlada por robots, o controlo de qualidade e o acabamento de algumas peças ainda é feita manualmente. Por isso, numa indústria onde os produtos mudam constantemente, um sistema modular que permita ajustar o layout e que ofereça a possibilidade de acrescentar ou retirar equipamentos e acessórios específicos é uma mais valia. 

Para compreender melhor o que quero dizer, gostaria de lhe mostrar três projetos executados para a indústrias dos plásticos em áres tão distintas como: fabrico, controlo de qualidad ou transporte. 

Bancada de Trabalho em Perfil de Alumínio Modular

É neste seguimento que o perfil de alumínio constitui uma solução válida para este tipo de operações oferecendo ao mesmo tempo modularidade, resistência, limpeza e um design atrativo, poupando tempo aos diretores de produção nos processos de reconfiguração do layout da fábrica e na montagem e adaptação das estuturas. A ilustrar iso mesmo, temos uma bancada em perfil de alumínio espcialmente desenhada para o controlo de qualidade de uma peça em plástico de grandes dimensões. 

bancada_plastico_1.jpg

Sistema de Transporte de Peças de Plástico de Tamanho Variável

Também ao nível do transporte de peças acabadas e de matérias primas, os sistemas modulares de perfil de alumínio, com toda a sua panóplia de acessórios, podem constituir uma solução viável para a indústria dos plásticos. À semelhança do que se passa com as bancadas, devido à imensa variedade de peças de plástico que são fabricadas diariamente, o transporte das mesmas também tem que ser flexível e resistente, de forma a adaptar-se facilmente ao tamanho e geometria das peças, bem como suportar o seu peso sem as danificar, como mostra este projeto de um sistema de transporte extensível com peças de apoio revestidas a borracha para não danificar as peças. 

carro_plastico_3.jpg

Linha de Montagem para a Indústria dos Plásicos

Os exemplos anteriores podem dar a entender que aplicações em perfil de alumínio na indústria dos plásticos são tão mais interessantes quanto maior e mais complexa for a peça produzida mas todos sabemos que esta indústria vive também da produção de peças mais pequenas. Então não poderia deixar de partilhar convosco um projeto de uma linha de produção que engloba 3 bancas de trabalho ligadas por um transportador. 

Além do tansporte das peças ser feito automaticamente sem obrigar os tabalhadores a carregarem cargas elevedas e a fazerem deslocações desnecessárias, também há uma rentabilização do espaço, transformando uma bancada em duas (face-to-face), facilitando desta forma o fluxo de materiais e a comunicação interna. 

O uso de perfil de alumínio neste tipo de estruturas é particularmente vantajoso quando ainda não se sabe exatamente o quanto a linha de produção pode crescer.

bancada_plastico_2.jpg

 

Se estes projetos aguçaram a sua curiosidade e gostaria de ver mais exemplos de aplicações para a indústris dos plásticos, fale com um especialista. Temos imensos projetos que podemos partilhar consigo e uma equipa de projetistas que podem customizar uma solução adequada ao seu processo produtivo.

Especialista produtividade industrial

Tópicos: Perfil de Alumínio

Bruno Pereira

Publicado por Bruno Pereira

Sales Product Expert item @ Europneumaq