5 Razões para Investir em Automação com Robots

Publicado por Luís Moreira em 31-01-2019 10:18

automacao-na-industria

Mais do que uma realidade, a automação é hoje uma necessidade para qualquer empresa. A competitividade do mercado global e os desenvolvimento socioeconómico sobre a mão de obra obrigam a que os processos sejam cada vez mais otimizados. 

A questão é: Quais são os principais efeitos da automação na sua empresa?
Respondo-lhe a isso já de seguida, ao enumerar 5 razões pelas quais deve investir na automação com robots.

1. Controlo dos processos

Passa a conhecer de forma mais clara o que se passa no chão de fábrica

Uma das razões para automatizar qualquer operação produtiva é a capacidade de controlo e monotorização que o processo vai ganhar. Qualquer ação que passa a ser realizada de forma automática, passa a depender de forma repetitiva e replicável de parâmetros específicos que, quando manipulados, se iram traduzir em resultados previsíveis e, portanto, controláveis.
Passa também a existir uma forma mais sistemática e fiável de recolher informação e este é apenas um dos principais benefícios da digitalização. Indicadores como o tempo de ciclo, número de unidades produzidas ou as peças rejeitadas podem facilmente ser traduzidas para plataformas de gestão, controlo de qualidade ou qualquer base de dados.

2. Repetibilidade

Garante de que a sua produção é consistente e replicável


A qualidade do fabrico manual está sempre dependente do operador, que por via de inúmeros fatores pode variar consideravelmente, resultando na dispersão de resultados nos mais variados processos produtivos. Com a automação, recorrendo a robots, esta dispersão é mitigada e fica reduzida, e.g., às tolerâncias construtivas dos equipamentos.
Passa também a ser possível prever de forma mais segura os volumes de produção e prever assim os tempos de entrega, garantindo resposta às necessidades dos clientes.

3. Otimização

Deteta as causas dos problemas, isola-as mais facilmente e elimina-as

Com um maior controlo dos processos, é possível detetar os elementos críticos e com a repetibilidade é possível caracteriza-los mais facilmente. Assim, pode-se atuar de forma racional e organizada para otimizar o processo.

4. Melhorar as condições de trabalho

Poupa os seus funcionários das funções que ninguém quer

A automação com robots é muitas vezes acusada de "roubar emprego" (veja este artigo de opinião acerca de um estudo recente) e em primeira instância, a aplicação de qualquer automatismo visa reduzir a intervenção humana. No entanto, os processos automatizáveis são tipicamente muito monótonos ou difíceis de realizar por um ser humano o que os torna pouco apetecíveis e/ou sem grande margem de progressão profissional.
Isto significa que tipicamente quem realiza estas funções é muito mais propenso a considerar o seu trabalho desmotivante e aborrecido, o que não só é mau para ele como para o seu empregador e para o aumento da produtividade.
Uma empresa automatizada, por sua vez, terá necessariamente de se focar na especialização dos seus funcionários, pois as tarefas vão exigir maior know-how, criando assim profissionais com carreira e cujo valor acrescentado é muito mais significativo para a organização.

5. Eficiência

Minimiza os custos e maximiza os lucros

A automação com robots é assim, e acima de tudo, um meio para melhorar a eficiência e a qualidade de uma empresa, permitindo não só atuar sobre a forma como os recursos são geridos, de forma a melhorar a produtividade e a eficiência, como sobre a qualidade dos produtos e condições de trabalho de quem está envolvido na sua produção.

Quero Conhecer Soluções de Robótica

Tópicos: Indústria 4.0

Luís Moreira

Publicado por Luís Moreira

Engenheiro de Aplicações Robóticas @ Europneumaq. O seu dia a dia passa essencialmente por desenvolver soluções inovadoras e programar robots. Embora apaixonado por motas, tem como missão esclarecer que a Kawasaki não se resume só às duas rodas – é também um dos maiores fabricantes de robots do mundo!