Os Benefícios da Digitalização para os Engenheiros Mecânicos

Publicado por Bruno Pereira em 16-01-2019 11:31

Florian Palatini_item

A crescente demanda por parte dos clientes e os tempos de processamento cada vez mais curtos colocam mais pressão sobre as empresas e os seus funcionários. É por isso crucial que as empresas aproveitem rapidamente as oportunidades que a Indústria 4.0 e a Economia Digital disponibilizam para otimizar processos e consolidar o futuro da engenharia. 

Para melhor compreender os desafios desta profissão e que vantagens podem os engenheiros mecânicos tirar da era digital, estivemos à conversa com o chefe de vendas da item, Florian Palatini. Em entrevista, ele explica como a engenharia digital e intervenções relativamente pequenas dão às empresas uma vantagem distinta sobre a concorrência e trazem benefícios aos profissionais.

O que é engenharia digital e como é que isso afeta o engenheiro mecânico?

Depois de anos a estudar e a tentar implementar a teoria e os conceitos por trás da Indústria 4.0, as empresas estão empenhadas em incorporar cada vez mais aspetos desta revolução nas suas operações comerciais e no trabalho diário dos seus funcionários. 

Não se trata de digitalizar uma fábrica inteira de uma só vez, mas sim de fazer a transição para a era digital, área a área. Os principais exemplos incluem supervisores que monitorizam os dados das máquinas por meio de um iPad, máquinas que solicitam mercadorias automaticamente e o aumento do uso de sistemas inteligentes de veículos autónomos. Isto não é o futuro, é o presente.

A engenharia digital facilita as tarefas de engenharia?

Claro que sim! Da perspectiva de um funcionário, vincular de maneira eficiente processos padrão significa não precisar de realizar tarefas repetitivas desnecessárias e altamente monótonas. Outro aspecto importante é a transferência digital de dados dentro da cadeia de processo, o que elimina a tarefa incómoda de reinserir os dados manualmente.

Um exemplo prático é a encomenda de componentes para um projeto que pode ser feita automaticamente por ferramentas de desenho, como é o caso do EngineeringTool da item. Além disso, a transferência automática de dados elimina o risco de errar.

Como consequência direta da disponibilidade de dados CAD, o trabalho real das equipas de projeto pode ser feito em menos tempo e de forma mais coordenada. 

Mas o setor de engenharia mecânica não é já digital? Afinal, dados 3D e CAD são indispensáveis há muito tempo.

Graças à capacidade inovadora dos engenheiros, o setor de engenharia mecânica sempre adotou tendências, chegando mesmo a defini-las. Mas a engenharia digital é muito mais do que apenas usar dados CAD e 3D. A engenharia digital acrescenta a possibilidade de trabalhar em rede, melhorando assim o fluxo de trabalho de um engenheiro e não limitando o seu trabalho à fase de projeto.

O potencial aumento na eficiência do processo vale o investimento necessário em infraestruturas?

O termo Indústria 4.0 às vezes assusta as pessoas, já que elas geralmente não entendem completamente o que isso significa em termos práticos para o seu negócio. 
A questão é que nem sempre é preciso elaborar um plano mestre para fazer melhorias significativas e obter maior eficiência. Escolher o parceiro certo e integrar ferramentas pequenas, desde que apropriadas, geralmente é suficiente para obter resultados positivos provenientes da digitalização. 

Como é que a engenharia digital melhorará os processos de engenharia mecânica no futuro?

A engenharia mecânica do futuro não será baseada apenas no conceito clássico de venda de máquinas, mas gerará mais vendas de serviços relacionados com as mesmas, como manutenção preditiva e otimização dos processos produtivos.

Ter acesso constante a um arquivo on-line de backup atualizado que contém todo o histórico do projeto e coordenar o mesmo em tempo real, junto dos clientes, oferece valor agregado e contribui para o desenvolvimento do negócio. 

Transformação Digital

Isso dará origem a novos modelos de negócios?

Já se nota uma evolução nesse sentido. Cada vez mais fabricantes de máquinas estão a transformar-se em software developers . Na era da digitalização, as empresas que conseguem conquistar clientes com uma solução que integra hardware e software assumem a liderança.

O Engineeringtool, por exemplo, já permite que os nossos clientes transformem as vantagens da engenharia digital numa vantagem sobre os seus concorrentes através de funções inteligentes que automatizam inúmeras etapas da engenharia 3D.

Explore já esta ferramenta e simplifique os seus projetos, ao mesmo tempo que transmite uma imagem moderna e competente, de acordo com os padrões da atualidade. 

New Call-to-action

Tópicos: Indústria 4.0

Bruno Pereira

Publicado por Bruno Pereira

Sales Product Expert item @ Europneumaq