Terminologia Lean num Relance

Publicado por Armando Mainsel em 03-07-2019 16:17

lean-production

O Lean é tendência e os seus métodos altamente promissores para aumentar a eficiência têm vindo a contagiar gestores de todos os níveis, desde os mais experientes aos iniciantes. E foi a pensar precisamente naqueles que estão a dar os primeiros passos que decidi escrever este post.

Quando se entra no mundo da produção enxuta, tudo parece um pouco confuso, principalmente a terminologia. Para o ajudar a familiarizar-se com todas as siglas e abreviaturas, vou partilhar consigo algumas das definições que uso com maior frequência no meu dia a dia. Não se trata da terminologia mais comum, mas sim conceitos que tendem a ser deixados de lado, mas que considero preciosos para estimular a inovação na indústria.

Alcançar a Consistência com o ConWIP

O ConWIP (Constant Work in Process) é um princípio para controlar a produção e, embora não sendo um dos métodos de produção Lean “clássicos”, compartilha as mesmas raízes. Assim como o Kanban, o ConWIP é um sistema Pull. O seu objetivo é manter os níveis de stock consistentes ao longo do processo de montagem e garantir um fluxo contínuo de materiais.

Assim como o Kanban, o ConWIP usa cartões que contêm informações sobre a ordem de produção. No entanto, há uma diferença entre esses dois métodos. Enquanto um cartão Kanban circula apenas entre duas estações de trabalho consecutivas, em operações de montagem organizadas de acordo com o princípio ConWIP, o cartão ConWIP acompanha toda a ordem de trabalho. Quando a montagem é concluída, o cartão retorna ao início para a gestão de pedidos. Só então o próximo pedido pode começar, mantendo desta forma a consistência do processo. 

Maior Flexibilidade com o POLCA

O método Lean POLCA é usado quando o Kanban atinge os seus limites, o que pode acontecer em situações de elevado mix e baixo volume. Na prática, o POLCA envolve a alocação de diferentes células de trabalho para certas tarefas do processo de produção. Durante o planeamento do processo, as células são combinadas em pares ou em loop; a cada loop é então atribuído um certo número de cartões POLCA durante um período de tempo definido. 

Conforme as tarefas são executadas, os cartões são passados e, posteriormente, devolvidos. Veja-se o exemplo de um loop constituído pelas células de montagem A e B com várias etapas de trabalho consecutivas. Uma vez que o trabalho tenha sido completado na célula A, o cartão juntamente com o pedido (ou seja, o material) é passado para a célula B, que então transfere de volta para A, uma vez que seu trabalho tenha sido completado. 

Evitar erros com o Poka-Yoke

O termo Lean Poka-Yoke é composto pelas palavras japonesas "Poka" = “erros infelizes/coincidentes” e "Yoke" = "prevenção”. O Poka-Yoke visa aumentar a consciência sobre erros típicos e identificar maneiras de lidar com eles eficazmente. Existem várias ferramentas que podem ser usadas, incluindo dispositivos técnicos, listas de verificação e marcações coloridas. Além de permitir que as empresas otimizem os processos existentes, permite ainda antecipar onde os erros provavelmente irão surgir e tomar medidas preventivas.

Tem interesse em novidades e partilha de conhecimento do mundo da produção Lean? Temos exatamente o que procura! 

Whitepaper Sistemas Lean

Tópicos: Lean

Armando Mainsel

Publicado por Armando Mainsel

Operations Manager @ Europneumaq. Há mais de 10 anos a implementar a melhoria contínua na indústria e a aprofundar novas técnicas de gestão. Gerir uma empresa totalmente Lean e contribuir para a evolução da filosofia é o que o move.