Tendências da Engenharia Mecânica 2019

Publicado por Catarina Gomes em 15-02-2019 10:05

o-futuro-da-engenharia

Com 2019 pela frente é hora de observar as tendências da engenharia mecânica para 2019 e nós damos uma ajuda. 

2018 foi muito semelhante aos anos antecessores, deixou a sua marca em todo no setor da engenharia mecânica.
A protecção de dados foi certamente uma das áreas que teve maior impacto, uma vez que o lançamento do RPGD da UE para proteger os dados pessoais dos cidadãos da UE forçou toda a economia a lidar com novas questões. Os desafios trazidos pelos processos da transformação digital e Indústria 4.0. também cresceram exponencialmente, deixando claro que nenhuma empresa de engenharia mecânica pode colocar a digitalização em 2º plano ou fingir que ela não existe. 

Mas quais são as tendências, desafios e oportunidades que as empresas de engenharia podem esperar em 2019?

Digitalização: Uma Mega Tendência da Engenharia Mecânica em 2019

Com o avanço da revolução digital, muitas das tendências da engenharia mecânica que já têm vindo a moldar o setor há vários anos tornar-se-ão ainda mais relevantes em 2019, como por  exemplo: Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas, Dados Inteligentes e Cibersegurança.

Poder-se-á dizer que este último tópico é certamente o que mais atenções atrairá, à luz dos eventos mais recentes relacionados com o vazamentos de dados que afetaram alguns políticos em 2018. Aliás, Cibersegurança é precisamente o tema central da próxima edição da Revista Robótica, umas das revistas técnicas mais relevantes em Portugal. Quanto à IA, sob a forma de assistentes virtuais, está a tornar-se uma parte integrante do trabalho do dia-a-dia das organizações.

No geral, a engenharia mecânica, como a conhecemos, está cada vez mais fundida com as tecnologias digitais e a Internet das coisas é um exemplo perfeito de como as empresas de engenharia podem obter vantagem sobre a concorrência, fazendo uso eficiente dos meios digitais e promovendo a comunicação em rede entre máquinas e pessoas. 

Os Seres Humanos Ainda Estão no Centro do Setor de Engenharia Mecânica em 2019

Ter fábricas inteligentes - totalmente automatizadas, semi automatizadas e controladas através de Inteligência Artificial - está praticamente ao alcance de todos.

Aliás, as máquinas inteligentes podem tornar os processos produtivos mais rápidos, eficientes e flexíveis, razões pelas quais deve investir em automação. Ainda assim, como em todos os outros aspectos da revolução digital, isso não implica que as empresas prescindam dos seus funcionários e das suas habilidades individuais, impossíveis de serem replicadas por robots. 

É graças à digitalização que as tarefas padrão podem ser concluídas mais rapidamente. Um bom exemplo disso é a engenharia digital e os seus benefícios para os engenheiros, dos quais se destaca o tempo que as ferramentas digitais poupam aos profissionais, permitindo-lhes investir mais em projetos criativos e inovadores.  

Para terminar, não poderia deixar de destacar, como uma das tendências de engenharia mecânica em 2019, a cultura corporativa e a aprendizagem ao longo da vida, pois se não fossem as pessoas, não estaria aqui a partilhar esta reflexão sobre Digitalização. 

New Call-to-action Bom fim de semana! 

Tópicos: Indústria 4.0

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.