Soluções de Robótica para o Ensino, Desenvolvimento e Investigação

Publicado por Luís Moreira em 26-06-2019 16:02

Robotica-para-ensino

Com o advento da Indústria 4.0 e o surgimento de tecnologias inovadoras na área da robótica, os robots colaborativos (cobots) - a título de exemplo, os robots Sawyer e Panda - apresentam-se como uma excelente solução que pode ser utilizada em salas de aula, laboratórios, auditórios ou qualquer outro ambiente indoor, e em todas as etapas da didática técnica, ensino, investigação e aplicações práticas reais.

Com o objetivo de tornar a robótica e a tecnologia 4.0 acessíveis para as gerações mais jovens, a Europneumaq coloca-se à disposição para elaborar uma solução chave na mão para instituições de ensino e centros tecnológicos e de investigação a um custo inferior de forma a incentivar a robótica na comunidade académica.

Desde a venda de robots, mãos-presas e acessórios, à realização de workshops, demonstrações e treinamento, as formas de contribuir para o desenvolvimento da área da robótica em ambiente didático são infinitas. 

Flexibilidade entre os utilizadores

Os robots colaborativos podem ser multiuso em funções como ensino, desenvolvimento e investigação, pois não há necessidade de reinicializar, reinstalar ou modificar o robot para diferentes utilizadores. Além disso, com a possibilidade de inclusão de um pedestal móvel, os cobots podem ser facilmente transportados dentro e fora das salas de aula ou laboratórios. A possibilidade de programação offline e o uso de simuladores maximiza também o tempo de trabalho.

Segurança

A vantagem dos robots colaborativos Sawyer e Panda é que ambos são verdadeiramente colaborativos e não apenas simples braços mecânicos leves que possam ser usados em modo colaborativo. Os nossos cobots trabalham intuitivamente ao lado de estudantes e investigadores sem receio de ferimentos, graças a recursos de segurança intrínsecos, como a alta sensitividade ao toque, os atuadores elásticos e o sensor de controlo de força em todas as juntas e nas garras.

Usabilidade e Praticidade

Os cobots são fáceis de usar e, atualmente, existem centenas de universidades em todo o mundo a utilizar cobots para ensino, investigação e desenvolvimento ou mesmo para solucionar problemas reais. O Sawyer e o Panda podem indubitavelmente proporcionar uma plataforma de ensino para a próxima geração de estudantes, educadores, engenheiros, operadores e gestores.

Conheça todas as vantagens de usar robots colaborativos em ambiente académico.

Workshops de Robótica para Ensino

Tópicos: Robótica Colaborativa

Luís Moreira

Publicado por Luís Moreira

Engenheiro de Aplicações Robóticas @ Europneumaq. O seu dia a dia passa essencialmente por desenvolver soluções inovadoras e programar robots. Embora apaixonado por motas, tem como missão esclarecer que a Kawasaki não se resume só às duas rodas – é também um dos maiores fabricantes de robots do mundo!