O Impacto da Digitalização nos Profissionais da Indústria

Publicado por Bruno Pereira em 18-07-2019 15:47

digitalização-no-trabalho-1

Qualquer revolução tecnológica tornará certas habilidades mais importantes do que outras e a digitalização não é uma exceção. Para uns, isto pode ser motivo de preocupação. Para outros, uma oportunidade ímpar de aprendizagem e desenvolvimento das suas habilidades.

Mas que skills se têm tornado mais relevantes como resultado da digitalização, especialmente junto dos profissionais da indústria? 

Praticamente todos serão capazes de reconhecer que tudo começa pela vontade a aprender; mesmo assim, parece que esse reconhecimento ainda não se traduziu numa nova abordagem. É preciso, portanto, que certas habilidades estejam firmemente ancoradas na cultura corporativa e que ferramentas potenciadoras dessa cultura estejam disponíveis para todos. 

Know-How em TI, Interdisciplinaridade e Capacidade de Mudar

Escusado será dizer que as competências em TI são altamente relevantes na digitalização do setor da engenharia mecânica, industrial e outras. Mas não se assustem! De um modo geral, são necessárias habilidades básicas, em vez de uma especialização específica. 

Devido ao crescente volume de dados, outra habilidade importante é a capacidade de abstração; cada vez mais importante para avaliar quais os dados que são relevantes e como podem ser interpretados.

Diretamente ligada, está a habilidade do pensamento interdisciplinar. Não é uma questão das pessoas não se especializarem e desenvolverem-se em áreas particulares, mas sim de ampliar os seus horizontes. Aqui a digitalização desempenha uma papel fundamental, oferecendo ferramentas de fácil acesso e ágeis, o que por sua vez contribui para o ideal de aprendizagem ao longo da vida e melhoria contínua, também altamente relevante neste contexto. 

Veja-se o exemplo do EngineeringTool da item, uma ferramenta de projeto online, gratuita que permite aos profissionais colocarem as suas ideias em prática e partilha-las a partir de qualquer lugar, podendo ainda ser usada para formar novos engenheiros quando ainda não estão prontos para se investir em ferramentas licenciadas. 

New Call-to-action

Habilidades sociais são cada vez mais relevantes como resultado da Digitalização

As equipas estão mais pressionadas do que nunca para se adaptarem com flexibilidade a todo o tipo de contextos. Engenheiros projetistas ou responsáveis por linhas de produção, por exemplo, estão cada vez mais a assumir tarefas de gestão de projetos. Neste contexto, em particular, as habilidades pessoais e sociais são extremamente importantes. Procuram-se team players, com capacidade de comunicação e que buscam soluções.

Esta "flexibilidade" é algo que se adquire, por isso é fundamental a indústria construir uma cultura de treino e formação adequada, que leve em conta os níveis variados de conhecimento e compreensão entre os funcionários, incentivando-os a adquirirem novas habilidades. 

Workshops, oficinas e seminários são os meios tradicionais. O problema é arranjar formações à medida de cada um (isso normalmente sai caro). É aqui que entra a digitalização e o forte crescimento da oferta digital. Já não é preciso abandonar o local de trabalho para se adquirir conhecimento. Em vez disso, basta ligar o computador, escolher o tema que queremos desenvolver e dedicar alguns minutos do nosso dia a aprender algo novo. 

É com base nesta premissa que a item desenvolveu a item Academy

Tem interesse no tema Digitalização e como será o futuro da engenharia? Temos imensas ferramentas para partilhar consigo. Dê-nos o seu contributo, partilhando as suas ideias aqui no Blog e nas redes sociais!  

item Academy

Tópicos: Indústria 4.0

Bruno Pereira

Publicado por Bruno Pereira

Sales Product Expert item @ Europneumaq