Mãos Presas de Robot Personalizadas ou de Encaixe Rápido

Publicado por Nuno Soares em 15-10-2019 15:09

Robot-Hand

A robótica tem vindo a assumir um papel preponderante na indústria e a cada ano surgem novas soluções, cada vez mais inovadoras e competitivas. Veja-se o caso da nossa empresa que, este ano, criou uma divisão de robótica dedicada ao estudo, conceção e implementação de projetos de robotização. 

Contudo, hoje não venho falar de robots, mas de um periférico de suporte, em muitos casos tão ou mais importante do que o braço robótico propriamente dito. Estou a falar da mão presa (EOAT – End of Arm Tooling, ou End-effector, na terminologia robótica).  

São as mãos presas que permitem ao robot executar tarefas que envolvem a manipulação de peças, interagindo diretamente com as mesmas. Por aí já dá para ver a importância deste periférico. Desde garras elétricas a pneumáticas, passando por soluções com geração de vácuo incorporada, existem soluções prontas a serem implementadas em qualquer robot colaborativo ou industrial; soluções completas personalizadas ou simples grippers com sistemas plug-and-play integrado.

Descubra as vantagens de cada uma destas soluções e aquela que melhor se enquadra no cenário da empresa.

Mãos Presas Personalizadas

maos-presas-ass

 

As soluções “chave na mão” englobam projeto, design, construção, automação, instalação, acompanhamento no arranque e serviço pós-venda. Isto é, as mãos presas e/ou sistemas de garras completas são entregues prontas a utilizar.

Isto é possível graças à vasta gama de componentes modulares e kits de implementação rápida da ASS, o nosso parceiro e marca de referência nesta área. Esta flexibilidade permite personalizar qualquer projeto e, a qualquer momento, readaptar a mão presa a novas condições, seja de forma independente ou com recurso a especialistas.

Se optar por readaptar a sua mão presa – podem acreditar, é mesmo simples! – o resultado será algo económico e por ventura mais rápido. Se, por outro lado, preferir que o trabalho seja feito por uma equipa técnica especializada, também economiza tempo, mas sobretudo encargos com mão de obra, ao mesmo tempo que tem assegurado à partida o sucesso da solução. 

Grippers Plug-and-Play para Robots Industriais e Cobots

grippers_kits

O princípio de kits de encaixe rápido oferece flexibilidade e reduz a necessidade de um projeto personalizado dispendioso, o que permite uma implantação mais rápida e "suave" dos robots no seu local de trabalho.

Este sistema plug-and-play sobressai pela facilidade de utilização, relação custo-benefício, robustez, eficiência e inovação, permitindo proceder à troca de sistemas de grippers em poucos segundos, tanto em robots industriais como colaborativos, sem necessidade de recorrer a ferramentas e projetos complexos.

Independentemente da aplicação e dos recursos de que dispõe para implementar a sua mão presa de robot, saiba que é possível concentrar todas as possibilidades num único parceiro e adaptar os sistemas à realidade de cada processo produtivo. 

Nuno Soares

Publicado por Nuno Soares

Tech Department Manager @ Europneumaq