Caso de Estudo: O Segredo para Melhorar o Pós Venda

Publicado por Sofia Cardoso em 19-03-2019 10:47

Inquerito_Satisfação_18

O segredo para melhorar o pós venda é ouvir atentamente o que os clientes têm a dizer acerca do nosso trabalho. 

O Inquérito de satisfação pode ser uma das melhores ferramentas para obter a opinião real dos nossos clientes relativamente ao serviço prestado ou ao produto vendido.
Para tal, é necessário analisar os pontos fortes e os pontos fracos da organização e levantar questões em torno dessa análise, encarando todo o processo como uma oportunidade de melhoria contínua. 

Melhoria-Continua

Vejamos um Caso Prático em que o Inquérito de Satisfação teve Impacto direto no Pós-Venda:

Em 2017, a Europneumaq efetuou um inquérito de satisfação aos seus clientes, do qual resultou um nível de satisfação de 82,6 %.

Dessa amostra, os critérios com pontuação inferior diziam respeito à gestão dos processos Pós-Venda. Esta era um fraqueza que a equipa, internamente, já tinha identificado, pelo que a opinião dos nossos clientes veio reforçar a necessidade de melhorar. 

Com o auxílio do diagrama de Ishikawa (ferramenta da qualidade) analisou-se as causas para o Pós-venda (PV) não estar a funcionar devidamente e, consequentemente, gerar insatisfação nos nossos clientes. Dessa análise resultou o seguinte:

diagrama de ishikawa
Verificou-se então que a causa do problema era a inexistência de metodologias bem definidas. Para resolver o problema foi elaborado um plano de ações para ser implementado no ano seguinte, ou seja, em 2018.

melhoria_contínua-1

Com o trabalho de toda a equipa, em 2018 conseguimos aumentar a satisfação global dos clientes para 95,1% e a satisfação quanto à gestão dos PV passou de 71,19 % (2017) para 97,6 % (2018), representando um aumento de 26,4 %.

Com este caso prático, gostaríamos de mostrar que a sua opinião conta e que a sua ajuda é preciosa para sermos cada vez melhores!

Conto com a vossa participação no próximo inquérito de satisfação e quem sabe se a sua sugestão não será o próximo caso de estudo. Clique no botão abaixo para ver os resultados do inquérito de satisfação 2018 em detalhe. 
Resultados do Inquérito de Satisfação 2018

Tópicos: Melhoria Contínua

Sofia Cardoso

Publicado por Sofia Cardoso

Quality & WHS @ Europneumaq. A contribuir diariamente para um mundo de trabalho mais seguro, mas sempre com o pensamento focado na melhoria contínua. Acredita que grande parte do sucesso de uma organização advém da normalização dos processos e da preocupação em garantir boas condições de segurança laboral.