Até que ponto os Robots Colaborativos são nossos amigos?

Publicado por Nuno Soares em 25-09-2018 12:13

robots_e_pessoas

Quem nunca receou ver o seu lugar comprometido e ser substituído por um robot? Na minha opinião, essa é uma falsa questão, sobretudo no caso dos robots colaborativos, uma vez que são desenhados para colaborar com as pessoas e não substitui-las.

No caso dos robots industriais, também os considero colaborativos. Efetivamente, em ambos os casos pode ocorrer uma substituição do trabalhador numa determinada tarefa; o que deve ser encarado como uma ajuda extra que é proporcionada ao trabalhador e não como uma espécie de conspiração contra a humanidade.

Por isso, acredito que num futuro próximo o receio que alguns sentem em relação às mudanças que a tecnologia veio implementar nas nossas vidas, desaparecerá. 

Aconteceu o mesmo com a roda! Conseguem imaginar a discussão que a invenção da roda terá gerado na caverna? Os mais radicais devem ter achado, por exemplo, que as pessoas ficariam mais preguiçosas e o medo foi certamente uma constante. Mas graças a esta evolução tecnológica os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.

'A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas.'

Por isso, devemos gastar o nosso tempo e energia a abraçar esta nova força de trabalho e a tirar o melhor partido das vantagens que os robots colaborativos têm para oferecer.  
Em jeito de desafio, deixo-vos uma questão para refletirem. 

O que faremos, nós humanos, enquanto os robots fazem o resto?

Deixe-nos a sua resposta e aproveite para ver o Sawyer, o robot colaborativo da Rethink Robotics e fazer dele o seu melhor amigo!

Sawyer_Robot_Colaborativo

Tópicos: Indústria 4.0

Nuno Soares

Publicado por Nuno Soares

Tech Department Manager @ Europneumaq