Mais do que uma realidade, a automação é hoje uma necessidade para qualquer empresa. A competitividade do mercado global e os desenvolvimento socioeconómico sobre a mão de obra obrigam a que os processos sejam cada vez mais otimizados.
A questão é: Quais são os principais efeitos da automação na sua empresa?
Respondo-lhe a isso já de seguida, ao enumerar 5 razões pelas quais deve investir na automação com robots.
Uma das razões para automatizar qualquer operação produtiva é a capacidade de controlo e monotorização que o processo vai ganhar. Qualquer ação que passa a ser realizada de forma automática, passa a depender de forma repetitiva e replicável de parâmetros específicos que, quando manipulados, se iram traduzir em resultados previsíveis e, portanto, controláveis.
Passa também a existir uma forma mais sistemática e fiável de recolher informação e este é apenas um dos principais benefícios da digitalização. Indicadores como o tempo de ciclo, número de unidades produzidas ou as peças rejeitadas podem facilmente ser traduzidas para plataformas de gestão, controlo de qualidade ou qualquer base de dados.
A qualidade do fabrico manual está sempre dependente do operador, que por via de inúmeros fatores pode variar consideravelmente, resultando na dispersão de resultados nos mais variados processos produtivos. Com a automação, recorrendo a robots, esta dispersão é mitigada e fica reduzida, e.g., às tolerâncias construtivas dos equipamentos.
Passa também a ser possível prever de forma mais segura os volumes de produção e prever assim os tempos de entrega, garantindo resposta às necessidades dos clientes.
Com um maior controlo dos processos, é possível detetar os elementos críticos e com a repetibilidade é possível caracteriza-los mais facilmente. Assim, pode-se atuar de forma racional e organizada para otimizar o processo.
A automação com robots é muitas vezes acusada de "roubar emprego" (veja este artigo de opinião acerca de um estudo recente) e em primeira instância, a aplicação de qualquer automatismo visa reduzir a intervenção humana. No entanto, os processos automatizáveis são tipicamente muito monótonos ou difíceis de realizar por um ser humano o que os torna pouco apetecíveis e/ou sem grande margem de progressão profissional.
Isto significa que tipicamente quem realiza estas funções é muito mais propenso a considerar o seu trabalho desmotivante e aborrecido, o que não só é mau para ele como para o seu empregador e para o aumento da produtividade.
Uma empresa automatizada, por sua vez, terá necessariamente de se focar na especialização dos seus funcionários, pois as tarefas vão exigir maior know-how, criando assim profissionais com carreira e cujo valor acrescentado é muito mais significativo para a organização.
A automação com robots é assim, e acima de tudo, um meio para melhorar a eficiência e a qualidade de uma empresa, permitindo não só atuar sobre a forma como os recursos são geridos, de forma a melhorar a produtividade e a eficiência, como sobre a qualidade dos produtos e condições de trabalho de quem está envolvido na sua produção.