4 Vídeos para ficar PRO em Maquinagem de Perfil de Alumínio Industrial

Publicado por Catarina Gomes em 19-07-2017 12:59


Maquinagem.pngUma indústria moderna impõe exigências muito claras quanto aos equipamentos que utilizam - estes têm de ser versáteis, rápidos de montar/desmontar e economicamente viáveis. 

Por isso, é normal os gestores e engenheiros responsáveis por unidades de produção que usam sistemas modulares de perfil de alumínio questionarem-se se é ou não viável processar o perfil internamente ou adquiri-lo pré maquinado, pronto a instalar. 

Para tomar uma decisão mais consciente explore os diferentes processos de maquinagem de perfil de alumínio industrial de acordo com o tipo de uniões mais comuns e comece já a tirar o máximo partido da flexibilidade que este material oferece e a aumentar a produtividade

1. Conector Standard

O Conector Standard é uma conexão de perfil de alumínio em ângulo reto e de encaixe por força com elevada resistência e capacidade de carga. Exige uma esforço mínimo para a montagem e o seu custo é reduzido. Pergunta-se agora "Como é que se maquina o perfil para usar este acessório?"

A rosca para o parafuso da ligação Standard é feita diretamente no furo central do perfil, na sua extremidade, e o parafuso é apertado através de um segundo furo passante feito no perfil oposto. A ligação é particularmente estável, robusta, económica e fácil de colocar no sítio.


 2. Conector Universal

A Ligação Universal é uma ligação a 90 graus, removível, cuja posição pode ser deslocada. Por isso, esta ligação tolera bem o esforço extremo e – necessitando apenas de uma perfuração – não exige grande maquinagem; apenas um orifício no canal do perfil. 

Os perfis que sejam unidos através do conector Universal podem ser movimentados ao longo do canal do outro perfil, pelo que é possível instalar esta ligação em construções já existentes sem qualquer limitação.

 3. Conector Automático

O Concector Automático é também uma ligação a 90 graus, removível, que pode ser deslocada e sujeita a esforços. Esta conexão não requer maquinagem do perfil, porque a ligação é feita pela frente, por aparafusamento direto ao perfil. Deste modo, consegue-se uma ligação eficiente em poucos segundos. A ligação Automática é, portanto, particularmente adequada à instalação numa estrutura de perfil de alumínio já existente, sobretudo em perfis com canais fechados imprescindíveis em salas limpas, por exemplo. 

4. Click Fastening

O Click Fastening é uma ligação removível entre dois perfis de alumínio que se cruzam formando qualquer ângulo, ou mesmo paralelos.
Devido ao facto de ambos os lados da ligação giratória entrarem nos canais dos perfis, as ligações podem ser movidas a longo de qualquer dos canais e os perfis podem ser colocados em qualquer ângulo, sem necessidade de maquinagem.

O ligador é simplesmente colocado sobre o canal do perfil e fixado através de uma rotação de ¼ de volta. Posteriormente, o bloqueio é assegurado através de um parafuso que aperta lateralmente.

Estas são algumas das possibilidades de ligações de perfis de alumínio - umas exigem mais perícia na maquinagem, outras funcionam simplesmente por encaixe. Obviamente que as últimas podem exigir mais investimento mas, em contrapartida, a ausência de maquinagem pode compensar.

Se, por outro lado, possui recursos humanos e equipamentos para maquinar o perfil, não tenha mais dúvidas e determine o custo de cada um destes processos antes de tomar qualquer decisão. Para simular as maquinações necessárias nas suas estruturas, use este Configurador Online.

New Call-to-action

Tópicos: Perfil de Alumínio

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.