Que Legislação Seguir na Compra de Máquinas Usadas

Publicado por Sofia Cardoso em 06-11-2018 15:19

marcacao_ce

Existem imposições europeias que se transpõem para a legislação nacional referentes à compra e venda de máquinas usadas. Uma dessas transposições é o Decreto-Lei 214/95 de 18 de agosto.

O DL 214/95 que estabelece as condições de utilização e comercialização de máquinas usadas, visa a protecção da saúde e segurança dos utilizadores e de terceiros.

Além das prescrições constantes neste Decreto-Lei, máquinas usadas devem ainda ser acompanhadas de uma Declaração CE de Conformidade e ostentar a Marcação CE, para que possam ser comercializadas e colocadas em serviço.

O que é a Declaração ?

A Declaração CE de Conformidade é o procedimento de certificação pelo qual o fabricante declara que as máquinas comercializadas satisfazem todos os requisitos essenciais de segurança e saúde correspondentes.

O que é a Marcação CE?

A marcação CE, por sua vez, consiste numa marca/etiqueta que indica que um produto está conforme com a legislação europeia e com as normas europeias harmonizadas, podendo circular livremente no mercado interno. (ISQ - Instituto Português da Qualidade)

A marcação CE por si só não é uma garantia de segurança. O empregador, ao adquirir uma máquina, deve garantir que a mesma é segura quando colocada à disposição dos trabalhadores nos locais de trabalho. 

Por que é que 1995 é um marco importante para quem pretende adquirir uma máquina usada?

Máquinas usadas fabricadas após 95 têm ainda que garantir que o fabricante cumpre a Diretiva Máquinas (DL 103/2008)A Directiva 2006/42/CE é uma lei Europeia, transposta obrigatoriamente para a legislação de cada Estado Membro (DL 103/2008), que estabelece que as máquinas que se comercializem ou coloquem em serviço dentro da União Europeia (após 1 de janeiro de 1995), devem cumprir alguns requisitos essenciais de segurança e saúde.

Se possui alguma máquina fabricada antes de 1995, embora não seja obrigatório a marcação CE, saiba que tem que cumprir todas as prescrições mínimas de segurança referidas no Decreto-Lei 50/2005É obrigatória a sua entrega ao utilizador junto com a placa acreditativa e o manual de instruções.

Lista de verificação a utilizar na compra de máquinas usadas

  • Manual de instruções em português
  • As medidas de segurança incorporadas pelo fabricante são as adequadas ao trabalho a efetuar?
  • Manual de instruções, elaborado pelo fabricante ou cedente
  • Certificado, emitido por um organismos competente, comprovativo de que a máquina usada não apresenta risco para a segurança e saúde do utilizador
  • Declaração do cedente

Sei que muitas vezes todos estes decretos lei, normativas e diretivas podem parecer complexas, sobretudo para o empregador que já tem tantos assuntos com os quais se preocupar. Por isso, se não quer arriscar entrar em incumprimento e, muito menos, colocar em causa a segurança da sua equipa, peça-nos ajuda.

Temos técnicos especializados em segurança industrial que, sem qualquer compromisso, o podem ajudar a dominar este tema. 

New Call-to-action

Tópicos: Segurança Industrial

Sofia Cardoso

Publicado por Sofia Cardoso

Quality & WHS @ Europneumaq. A contribuir diariamente para um mundo de trabalho mais seguro, mas sempre com o pensamento focado na melhoria contínua. Acredita que grande parte do sucesso de uma organização advém da normalização dos processos e da preocupação em garantir boas condições de segurança laboral.