Obrigações Gerais do Empregador segundo o DL50/2005

Publicado por Armando Mainsel em 19-09-2018 0:00

segurança_industrial.jpg

A utilização de equipamentos de trabalho é regulada pelo Decreto-Lei 50/2005 e aborda, entre outras questões, as obrigações gerais do empregador perante os seus funcionários.

Neste post gostaríamos de dar a conhecer essas obrigações para que não falhe quando o tema é Segurança de Máquinas e Pessoas e Prevenção de acidentes de trabalho na indústria. 

Para assegurar a segurança e a saúde dos trabalhadores na utilização de equipamentos de trabalho, o empregador deve:

a) Assegurar que os equipamentos de trabalho são adequados ou convenientemente adaptados ao trabalho  efetuar e garantem a segurança e a saúde dos trabalhadores durante a sua utilização;

b) Atender, na escolha dos equipamentos de trabalho, às condições e características específicas do trabalho, aos riscos existentes para a segurança e a saúde dos trabalhadores, bem como ao novos riscos resultantes da sua utilização;

c) Tomar em consideração os postos de trabalho e a posição dos trabalhadores durante a utilização dos equipamento de trabalho, bem como os princípios ergonómicos;

d) Quandos os procedimentos previstos nas alíneas anteriores não permitm assegurar eficazmente a segurança ou a saúde dos trabalhadores na utilização dos equipamentos de trablho, tomar as medidas adequadas para minimizar os riscos existentes;

e) Assegurar a manutenção adequada dos equipamentos de trabalho durante o seu período de utilização, de modo que os mesmos respeitem os requisitos mínimos de segurança constantes nos artigos 10.º a 29.º e não provoquem riscos para a segurança ou a saúde dos trabalhadores. 

Espero que esta abordagem ao artigo 3.º do Decreto-Lei 50/2005 lhe tenha sido útil.

Se possui equipamentos de trabalho (máquinas, aparelhos, ferramentas ou instalações) utilizados pela sua equipa no dia a dia, saiba que podemos ajudá-lo com o estudo e adequação dos seus equipamentos e na melhoria das condições de segurança. 

 

 

Dispomos de uma equipa que, em colaboração com técnicos especializados da Schmersal, faz o estudo e o projeto de adequação para máquinas, linhas ou equipamentos de acordo com o DL 50/2005.

Gostaria de saber mais acerca deste processo? Clique no botão a seguir. 

Projeto e Adequação segundo DL50/2005

Tópicos: Segurança Industrial

Armando Mainsel

Publicado por Armando Mainsel

Operations Manager @ Europneumaq. Há mais de 10 anos a implementar a melhoria contínua na indústria e a aprofundar novas técnicas de gestão. Gerir uma empresa totalmente Lean e contribuir para a evolução da filosofia é o que o move.