O Que é Um Robot Colaborativo

Publicado por Nuno Soares em 12-09-2018 11:05

Robot_Colaborativo_Sawyer-1

Os Robots Colaborativos são possivelmente aqueles que mais têm contribuído para a evolução da robótica industrial. Esta categoria  emergente da automação está a redefinir como e onde os robots podem ser usados em ambientes de produção, além de redefinir o tipo de empresa que têm acesso aos mesmos. 

Atualmente, quando procura um robot industrial, já não precisa limitar a sua pesquisa aos robots industriais "enjaulados", de alto desempenho, com programação complexa e custo elevado. Especialmente para aplicações de baixo volume, a sua pesquisa pode incluir também um robot colaborativo - inerentemente mais acessível, flexível e seguro para operar em estreita colaboração com pessoas. 

O que é um Robot Colaborativo?

Muitas pessoas definem um robot “colaborativo” simplesmente como um robot capaz de operar sem gaiolas de segurança. Embora este seja certamente um aspecto importante, o termo "colaborativo" vai muito mais além.

Efetivamente, um robot colaborativo é totalmente seguro para operar ao lado de pessoas num ambiente de produção - com sensores de força, sistemas de visão e uma velocidade moderada combinados de forma a reduzir a probabilidade de colisão com um humano. Mas, além disso, um robot colaborativo deve ser simples o suficiente para que os colegas de trabalho humanos "não-engenheiros", que interagem com ele no dia a dia, o treinem manualmente para as mais variadas tarefas.

Muitas pessoas definem um robot colaborativo como um robot. São também flexíveis, o que significa que podem ser facilmente reprogramados e realocados nas tarefas mais variadas. 

Vantagens dos Robots Colaborativos

Os robots colaborativos oferecem muitas vantagens em relação aos robots industriais tradicionais, em certas aplicações. São seguros para operar próximo de pessoas, sem barreiras físicas de proteção, como referido anteriormente, são também bastante flexíveis, o que significa que podem ser reprogramados de maneira rápida e fácil para trabalhar em diferentes tarefas, o que ajuda a maximizar o retorno do investimento, podendo ser reutilizados em várias linhas de produção distintas. E falando em investimento, os robots colaborativos são geralmente muito mais baratos do que os robots industriais, especialmente quando se considera seu processo simplificado de integração.

Sawyer_Robot_Colaborativo

Até breve!

Tópicos: Indústria 4.0

Nuno Soares

Publicado por Nuno Soares

Tech Department Manager @ Europneumaq