Logística Interna sob o ponto de vista de um Preparador de Trabalho

Publicado por João Silva em 22-08-2018 14:20

logistica_interna_2

Tradicionalmente a logística interna é vista como um conceito de distribuição e transporte, mas a industrialização fez com que esse mesmo conceito fosse alargado e se transformasse numa visão integrada de organização, fluidez e economia de tempos e custos.

"A logística interna assume, hoje em dia, um papel especialmente importante, constituindo um elemento diferenciador de uma organização."

Responsável pela movimentação de cargas entre postos de trabalho e alimentação dos mesmos, por assegurar que todos os materiais estejam disponíveis no lugar certo e à hora certa, bem como eliminar desperdícios, a logística interna assume, hoje em dia, um papel especialmente importante, constituindo um elemento diferenciador de uma organização.

Sistemas de produção onde é possível identificar um fluxo direto do produto, sem interrupções, onde existem sistemas de movimentação automáticos, sistemas de alimentação e identificação de postos de trabalho e locais de paragem próprios, são sistemas mais eficientes.

Transportadores e Transfers

Um Transportador de Tela ou de Rolos é uma excelente ferramenta de transporte de materiais entre postos de trabalho, sem que o operador seja obrigado a deslocar-se para essa entrega. Desta forma evita-se interrupção do fluxo de trabalho, movimentos desnecessários e aumento do tempo de ciclo.

A elevada gama de soluções, desde largura e configuração customizáveis até diferentes tipos de telas, rolos e guiamentos, permite resolver praticamente qualquer problema de transporte dentro de uma fábrica. 

Por sua vez, os Transfers são uma tecnologia de transporte automatizado em que as peças de trabalho são movidas em paletes padronizadas através das várias estações pelas quais devem passar e se necessário, parar para se poder intervir na carga. Desta forma, obtém-se um ciclo de trabalho fixo e fluído, sem atrasos nem paragens não planeadas.

logistica_Interna_3

Racks

Um Rack, quando combinado com sistemas de identificação por cores, para além da função de alimentação de um posto de trabalho, serve também de ferramenta de gestão visual para uma rápida e eficaz identificação do stock, possibilitando a sua reposição antes de ocorrer uma rutura. Desta forma evitam-se paragens, o que por si só já constitui uma mais valia para qualquer linha de produção. 

Ainda neste âmbito, gostaria de deixar uma dica aos gestores de produção. A construção de racks, sejam eles móveis ou fixos, deve basear-se num design modular e flexível, extra leve (para o caso de serem móveis) e resistente. O sistema de perfis de alumínio modular da item é um excelente aliado, uma vez que este tipo de material permite reconfigurar e ajustar qualquer estrutura para otimização do processo produtivo e reconfiguração rápida do layout da fábrica. 

logistica_interna_1

Melhorias ao nível da logística interna representam ganhos para o seu negócio. Se ainda por cima, existem soluções à medida, porque não arriscar e começar já a otimizar esta área da sua empresa?

Configurador de Transportadores Online

Tópicos: Indústria 4.0

João Silva

Publicado por João Silva

Work Preparer @ Europneumaq. O desenho e acompanhamento de produção permitem ter uma visão prática das dificuldade e das oportunidade de melhoria de uma empresa. Foco na melhoria continua, na gestão mais eficiente de recursos e na otimização industrial.