Halloween: Os Monstros Mais Temidos pelos Profissionais da Indústria

Publicado por Armando Mainsel em 31-10-2018 16:36

Halloween

Hoje é Halloween e enquanto a maior parte das pessoas se prepara para uma noite de doçuras e travessuras e maratonas de filmes de terror, há um profissional em particular que se encontra escondido debaixo do cobertor. 
 
Esse profissional é... o gestor de produção! 
 
O gestor de produção ou engenheiro de gestão industrial precisa constantemente de mostrar o seu valor e nesta noite assombrosa, enquanto todos se divertem, ele estará a pensar numa forma de combater os seus piores pesadelos.

Se trabalha no exigente setor que é a indústria, fique 
a conhecer as terríveis criaturas que atemorizam estes profissionais e que soluções a Europneumaq sugere quando o medo aperta. 
 

O monstro da Produtividade

Baixar a produtividade é o mais assustador dos pesadelos que um gestor industrial pode ter.
A solução para isso não acontecer e incrementar a produtividade passa por adotar soluções flexíveis e fáceis de implementar.

Exemplo disso é o sistema modular de perfis de alumínio da item que permite montar uma linha de produção e/ou assemblagem rapidamente e sem ter de recorrer a equipas especializadas. Até a fase de projeto pode ser simplificada se usar o Configurador de Estruturas Engineering Tool!

A bruxa da Segurança

Acidentes de trabalho são os primogénitos do Freddy Krueger (O Pesadelo em Elm Street) e da Samara Morgan (The Ring) para qualquer processo produtivo. 

Felizmente existem imensas soluções que garantem um ambiente de trabalho seguro e ajudam a eliminar os riscos. Por exemplo, quando existe manuseamento de equipamentos de trabalho, é fundamental conhecer a legislação, nomeadamente o DL 50/2005.

Já falámos sobre este decreto-lei anteriormente, mas nunca é demais reforçar; para isso deixo-lhe o eBook: Segurança e Controlo de Máquinas que aborda esta e outras questões. 

O Massacre da Qualidade 

Parece bruxedo, mas é possível controlar 100% das peças que produz e garantir que só entrega peças OK aos seus clientes, sem comprometer os tempos de produção.

Por exemplo no que concerne à estanqueidade, testar 100% das peças através de testes manuais é um processo moroso e pouco preciso que exige recursos tais como, pelo menos, um trabalhador dedicado. Felizmente existem os equipamentos de medição de estanqueidade automáticos que permitem que o trabalhador responsável pelos testes possa desempenhar outras tarefas e quem define os padrões de qualidade é você. 

Veja o Caso de Sucesso da ForTest na TEKL, um fabricante de componentes e acessórios para automóveis que realiza ensaios de fugas a todas as peças produzidas, garantindo assim a sua qualidade. 

A Terrível Abstinência

Algumas organizações ainda acham que a abstinência é um fantasma que aparece e desaparece por si só e que pouco podem fazer para acabar com o terrível cenário de ter a produção a meio gás porque metade da equipa "está de baixa". 

A solução para este problema passa por criar postos de trabalho ergonómicos, adequados tanto às tarefas, quanto às pessoas. Explore o Configurador de Bancadas de Trabalho Ergonómicas e acabe com as dores que atormentam a sua equipa. 

Aproveitei esta data especial para, em jeito de brincadeira, abordar questões sérias que nos chegam através dos nossos clientes e que são, para mim próprio, desafios diários.

Espero com estas dicas ajuda-lo, a si profissional do setor industrial, a antecipar problemas e a evita-los! 

Booooooooo! 

Armando Mainsel

Publicado por Armando Mainsel

Operations Manager @ Europneumaq. Há mais de 10 anos a implementar a melhoria contínua na indústria e a aprofundar novas técnicas de gestão. Gerir uma empresa totalmente Lean e contribuir para a evolução da filosofia é o que o move.