Como Prevenir Acidentes de Trabalho na Indústria

Publicado por Sofia Cardoso em 19-04-2018 11:24

segurança-trabalho.png

Acidentes de trabalho ainda acontecem, infelizmente, com muita frequência. Só existe uma saída para reduzir o número de incidentes: investir em prevenção. Siga estas 3 dicas e fique a saber o que fazer para prevenir acidentes de trabalho na indústria.

1. Faça a avaliação dos riscos

Para promover um ambiente seguro e prevenir acidentes de trabalho na indústria é preciso conhecer, primeiramente, quais são os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no seu dia a dia. Cabe ao empregador fazer esta avaliação de riscos ou contratar um profissional de Segurança para o fazer. 

A partir desta avaliação é possível determinar riscos e problemas inerentes à atividade, antecipar riscos e sugerir soluções capazes de reduzir ou extinguir os perigos. O objetivo deve ser sempre melhorar as condições e o ambiente de trabalho. 

É igualmente importante, durante uma avaliação de ricos, definir ações preventivas e corretivas, metas e meios para alcançá-las, bem como formas de avaliação das ações tomadas. Na maioria das situações, o trabalhador não deixa de estar exposto ao risco mas convive com o mesmo de forma mais segura, desde que se criem condições para evitar acidentes de trabalho

2. Disponha de Equipamentos de Segurança Adequados

Uma das obrigações dos empregadores é colocar ao dispor dos trabalhadores Equipamentos de Proteção Individual (EPI'S) que exercem atividades de risco. Além de fornecer os EPI's, o responsável deve fazer vistorias frequentes a fim de certificar que os equipamentos estão adequados e são utilizados de forma correta. É fundamental dar formação e instruções de uso ao trabalhador dos equipamentos de segurança existentes. 

3. Consciencialize e eduque os colaboradores

Formação e ações de consciencialização são a melhor forma de fazer com que os trabalhadores compreendam os riscos a que estão expostos e se auto previnam.

Ao comunicar à equipa a função que cada um vai exercer e os riscos inerentes a cada tarefa, o gestor garante que o indivíduo estará preparado para executar o trabalho, sem oferecer riscos ou prejuízos à equipa e ao empregador. Além da formação, informação relativa a riscos de acidentes de trabalho deve ser partilhada por meio de fixação de avisos em locais visíveis no ambiente de trabalho, bem como sinalética específica nos equipamentos. 

A análise de riscos é importante, assim como a adoção de medidas que ajudem a melhorar o ambiente de trabalho. Porém, sem a consciencialização dos colaboradores, os resultados podem não ser tão eficazes.

Eliminar os riscos de acidentes é uma tarefa árdua, mas a consciencialização e a educação são grandes aliadas quando se procura prevenir acidentes de trabalho na indústria. 

Para o ajudar a compreender melhor questões relacionadascom segurança e controlo de máquinas e equipamentos de trabalho, deixo-lhe o e-book: "Segurança e Controlo de Máquinas"

New Call-to-action

Tópicos: Segurança Industrial

Sofia Cardoso

Publicado por Sofia Cardoso

Quality & WHS @ Europneumaq. A contribuir diariamente para um mundo de trabalho mais seguro, mas sempre com o pensamento focado na melhoria contínua. Acredita que grande parte do sucesso de uma organização advém da normalização dos processos e da preocupação em garantir boas condições de segurança laboral.