A Maquinação de Perfil de Alumínio Estrutural Simplificada

Publicado por Catarina Gomes em 09-08-2017 11:30
machining_tool_0.png

 

Já imaginou elaborar a sua part list de perfis de alumínio sem ter de recorrer a ninguém? Agora já é possível, graças à nova ferramenta online. Pode especificar os perfis pretendidos, as medidas de corte, os acessórios e as maquinagens, tudo num único processo e de uma forma tão intuitiva que não tem que pedir ajuda a especialistas nem tem que desenhar peças?

Obtém documentação de desenho completa com os cortes de perfil, os acessórios de fixação e as respetivas maquinagens. Desta forma, a encomenda do material e a entrega das especificações à produção fica muito mais fácil. 

O Processo de Elaboração de Part Lists 

O processo mais comum de especificação de maquinagens passa por fazer um desenho à mão ou através de software de desenho mecânico, levantamento das referências ou códigos que descrevem o perfil pretendido e converter toda essa informação numa lista de material tão clara que seja de fácil interpretação tanto para o departamento de compras, quanto para o departamento de produção.

Em alternativa, tudo isto pode ser alojado num ficheiro CAD, o que exige um desenhador especializado e tempo. Em suma, reunir toda a documentação é uma tarefa complexa, demorada e existe sempre a possibilidade de serem cometidos erros.

Escolher o Perfil de Alumínio Estrutural Perfeito

Como se todas estas questões não fossem já suficientes para complicar o processo, escolher o melhor perfil para o projeto de engenharia em mãos também pode ser um desafio. A ferramenta de configuração online Machinig Tool também ajuda nesta tarefa, mostrando uma visão geral dos perfis existentes e depois, uma seleção de perfis possíveis de acordo com os requisitos da obra. Tudo isto com base numa ferramenta de cálculo que sugere quais os perfis mais adequados à construção, de acordo com especificações de comprimento e força relevantes, facilitando a decisão ao utilizador.

Filtros permitem refinar a pesquisa e quando combinados com a ferramenta de cálculo integrada, são um meio muito eficaz para maximizar a eficiência dos processos produtivos e evitar sobre ou subdimensionamento.

mtool-01.jpg

Selecionar as Conexões mais Adequadas

Outra vantagem desta ferramenta é que o perfil é mostrado em 3D, podendo ser girado e dimensionado livremente. Também está incluída uma seleção de acessórios de fixação que podem ser adicionados diretamente ao desenho 3D por meio da funcionalidade de arrastar e soltar. O software garante que os fixadores só podem ser posicionados em locais onde é tecnicamente possível instalá-los, pelo que nem terá que se preocupar se o acessório serve ou não para aquele perfil; o programa encarregar-se-á de lhe mostrar. Todos os tipos de conexão, tais como furos passivos, furos escalonados e furos roscados, são posicionados de forma automática e precisa. Criar um modelo 3D como este num sistema CAD pode demorar alguns minutos, mas o mesmo processo usando o Machinig Tool pode ser completado em apenas alguns segundos.

mtool-04.jpg

Documentação de Projeto Pronta a Entregar à Produção

A documentação do projeto também é parte integrante deste configurador. Uma vez finalizado o processo de configuração, a documentação do projeto completo é compilada automaticamente para documentar todas as posições e dimensões num desenho técnico. Este desenho é gerado automaticamente pelo sistema com apenas um clique para que todas as informações estejam disponíveis para operações de produção de alta precisão.

Independentemente de processar o perfil internamente ou entregá-lo a um prestador de serviço de corte e maquinagem, a documentação emitida pelo Machinig Tool cumprem as normas de desenho técnico e são de fácil interpretação. 

mtool-03.jpg

O configurador online Machinig Tool está disponível aqui, em inglês. Faça quantas simulações quiser e salve os seus projetos para consultar mais tarde se ainda não for altura de avançar.

New Call-to-action

Tópicos: Perfil de Alumínio

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.