A Bancada de Trabalho Ergonómica como uma Vantagem Competitiva

Publicado por Miguel Costa em 01-10-2018 11:56

outubro_mes_da_ergonomia

Em Outubro comemora-se o Mês Europeu da Ergonomia e não podíamos deixar passar esta data sem partilhar consigo o segredo para ganhar vantagem sobre a concorrência com bancadas de trabalho ergonómicas

Na montagem manual, tudo gira em torno de otimizar a produtividade e é precisamente aqui que uma bancada de trabalho industrial de última geração desempenha um papel importante. Trata-se de uma ferramenta que pode contribuir - e muito! - para aproveitar 100% do potencial da equipa e diminuir a taxa de abstinência, baixas médicas e doenças profissionais. Pode mesmo ajudar a reter talento e know-how, uma vez que pessoas saudáveis e satisfeitas produzem mais e mantém-se durante mais tempo nos seus postos de trabalho. E a sua maior vantagem competitiva é precisamente o know-how

Apesar disso, todos concordamos que projetar uma bancada de trabalho ergonómica que permita aos trabalhadores superarem-se e desempenharem o trabalho de montagem de forma mais rápida e eficiente acarreta alguns desafios.
Calma... pequenas mudanças são muitas vezes suficientes. Por isso, deixo-lhe aqui 3 dicas simples que podem fazer a diferença:

1. Cada Centímetro Conta

Ter as ferramentas à mão,devidamente organizadas e num raio de ação confortável para o trabalhador é fundamental para se produzir mais. Todas as tarefas devem ser concluídas sem que o trabalhador tenha que esticar os braços ou mover os ombros desnecessariamente. 

2. Como Minimizar o Movimento de Materiais

Mover materiais e peças de trabalho de um lugar para outro não acrescenta valor. Pelo contrário, trata-se de um custo adicional imputado ao processo de produção. Bancadas de trabalho industriais modulares permitem uma rápida mudança de layout e podem ser parte integrante de um programa de ergonomia no trabalho. 

3. O segredo é a iluminação

A iluminação ideal reduz as taxas de erro, logo aumenta a eficiência da produção. Além disso ajuda a evitar lesões oculares e má postura devido a visão deficiente. 

Simples, não é? Tão fácil que a sua equipa pode perfeitamente começar já a implementar medidas de melhoria nas suas bancadas de trabalho, tornando-as mais ergonómicas e aliadas no aumento da produtividade. 

Partilhe connosco o seu desafio e trabalharemos em conjunto para desenvolvermos a solução perfeita para si e para a sua equipa. 

Guia Bancadas de Trabalho Ergonómicas

Tópicos: Ergonomia, Bancadas de Trabalho, Melhoria Contínua

Miguel Costa

Publicado por Miguel Costa