5 Princípios Lean para Simplificar e Aumentar a Produtividade

Publicado por Catarina Gomes em 14-06-2017 12:15


lean-principals.pngO mercado está cada vez mais exigente e nenhum gestor consciente e responsável quer pagar desperdícios. Podem até pagar atividades que não contribuem diretamente para gerar valor, mas desperdício, NÃO. Por isso, as metodologias que aumentam a produtividade e melhoram os processos produtivos, como o Lean, são cada vez mais exploradas. Para não pensar que se trata de uma filosofia "demasiado complexa", deixo-lhe os 5 Princípios Lean em linguagem simplificada. 

1. Identificar o Valor

Valor é quanto o cliente está disposto a pagar pelo seu produto acabado. Deve ter presente e de forma clara as necessidades do cliente e procurar fornecer o que os clientes desejam. Isto obriga a resistir ao impulso de produzir para stock e tentar convencer o cliente a comprar o que se produz em vez de produzir o que o cliente procura. O valor é criado por si, o produtor, mas deve ser definido pelo cliente final.

 2. Mapear a Cadeia de Valor

A cadeia de valor diz respeito a uma sequência de ações que compõe o processo produtivo e que agregam valor para o cliente. Mapear a cadeia de valor exige começar por identificar as etapas necessárias para criar um bem ou serviço, desde a sua conceção à entrega, distinguindo as atividades que efetivamente criam valor das que podem ser eliminadas.

Este mapeamento deve ter como objetivo melhorar os processos e manter o fluxo contínuo das atividades, ao mesmo tempo que permite identificar possíveis falhas. 

3. Criar o Fluxo de Valor

O produto deve fluir continuamente pelos processos sem interrupções, de forma simplificada e otimizada, a fim de equilibrar as etapas de produção. Um fluxo contínuo resulta na diminuição do tempo de produção, na eliminação da inatividade, tempo de espera e stock, bem como no envolvimento de todos os trabalhadores. O objetivo é desenvolver produtos ou serviços ao ritmo a que são pedidos pelo cliente, o que nos leva ao conceito de "Pull". 

4. Estabelecer o Pull (Puxar)

Um sistema de produção Pull baseia-se na procura por parte do mercado, ou seja, apenas é produzido aquilo que é requisitado.

Alinhar a produção com a demanda real, não produzindo até solicitação por parte do cliente permite-lhe obter uma cadeia de produção fluída e sem desperdícios, nivelar os processos, melhorar os tempos de entrega de produto acabado e satisfazer o cliente.

5. Buscar a Perfeição

Uma vez estabelecidos os princípios anteriores - o Valor, a Cadeia de Valor, o Fluxo Contínuo e o Sistema Pull - o ciclo fecha-se e é hora de começar tudo de novo, numa procura incessante pela perfeição, onde é criado o valor ideal com zero desperdícios.

Por esta altura, só as atividades que acrescentam valor é que estão presentes nos processos e todos devem ser capazes de identificar oportunidades de melhoria contínua e aplicar mudanças.

Para terminar, gostaria apenas de deixar uma última nota, que é talvez a mais importante de todas. O Lean é um estilo de vida e a sua implementação só dá frutos quando enraizada na cultura de uma organização.

Se procura aumentar a produtividade da sua empresa através das várias metodologias Lean, comece por partilhar os seus conhecimentos sobre esta Filosofia. E que melhor forma de o fazer senão através de um Guia Prático sobre Sistemas Lean Simples e de Baixo Custo?

Whitepaper Sistemas Lean

Tópicos: Lean, Melhoria Contínua

Catarina Gomes

Publicado por Catarina Gomes

Marketing & Communication @ Europneumaq. Determinada e focada, nunca vira as costas a um desafio. Apaixonada por tecnologia e inovação, ambiciona tornar a comunicação na indústria mais easy-friendly.