5 Formas de Movimentar Cargas dentro de Fábrica

Publicado por Miguel Costa em 15-03-2018 11:28

sistema-transfer.png

Com a crescente procura pela melhoria contínua, qualquer empresa que queira manter-se competitiva vê na automação dos seus processos produtivos uma oportunidade de crescimento, aumento da eficiência e melhoria das condições de trabalho. 

Movimentar cargas dentro da fábrica de forma manual já não é aceitável do ponto de vista da saúde e da segurança, por isso a automação das linhas de produção são uma preocupação constante por parte dos gestores mais atentos. Se se identifica com este perfil, não deixe escapar estas 5 Formas de Automatizar a Logística Interna da sua empresa. 

1. Tapetes Transportadores

Tapetes Transportadores são mecanismos destinados à movimentação de volumes embalados ou a granel em percursos horizontais, verticais ou inclinados, descrevendo curvas ou não. O material desliza sobre um sistema de tela plana, rolos, esferas, etc. Em todos os casos, podem ser motorizados ou funcionar por gravidade.

São utilizados quando existe um grande fluxo de material a ser transportado em percursos fixos.

2. Sistemas de Elevação

Os elevadores permitem elevar volumes de forma a ligar máquinas e postos de trabalho, bem como outros sistemas de transferências de cargas de níveis suepriores para inferiores e vice-versa. 

Este tipo de sistemas além de aumentar a eficiência das operações, permitindo que os trabalhadores permaneçam no seu posto de trabalho, também economizam espaço nas linhas de produção e contribuem para um ambiente mais lean e ergonómico. 

3. Sistemas Transfer

Os sistemas de transferência são uma forma especial de tecnologia de transporte em que os portadores de peças de trabalho padronizados são usados em conexão com correias transportadoras adaptadas a esses porta-objetos para mover as peças através das várias estações que devem passar.

4. Karakuris

Os karakuris são a solução mais Lean para movimentar cargas dentro da fábrica. Consistem em sistemas puramente mecânicos capazes de automatizar uma linha de produção recorrendo apenas à força da gravidade. Ou seja, a sua mais valia é a simplicidade e baixo custo de implementação.

5. Eixos ou Atuadores Lineares

A tecnologia linear é uma solução de automação industrial paticularmente robusta, fiável e pode até ser de baixo custo. Como o próprio nome sugere, estes sistemas movem-se ao longo de uma linha reta ou eixo, movimentando a carga devidamente acomodada sobre um carro que descreve sequências de movimento mais ou menos complexas. De destacar a capacidade de precisão e posicionamento, tornando-as particularemnte interessantes para tarefas de enchimento, impressão e rotulagem em ambientes logísticos, tarefas que envolvam robots e trabalhos com CNC.

As possibilidades para movimentar cargas dentro da fábrica de forma automática são infinitas. Aqui apresentamos as mais populares e de implementação mais simples.

Se tem volumes para transportar e não sabe que tecnologia escolher, comece por aprofundar os seus conhecimentos em Transportadores. Pode começar por descarregar o "Guia Prático: Qual o Melhor Transportador para o meu Caso?". Depois, sugiro que avance para os karakuris.

Em breve terei mais novidades sobre este tema!

New Call-to-action

Tópicos: Ergonomia

Miguel Costa

Publicado por Miguel Costa