4 Motivos para os Engenheiros Mecânicos preferirem o Alumínio Técnico

Publicado por Miguel Brito em 21-07-2017 11:30

mechanical-engineer.png

Pela sua flexibilidade, modularidade e robustez, o perfil de alumínio técnico tem vindo a ser uma das principais escolhas dos engenheiros mecânicos para modernizarem as fábricas, melhorarem as condições de trabalho e aumentarem a produção. 

A imaginação é o limite quando se trata de criar estruturas industriais em perfil técnico, desde proteções de máquinas, equipamentos de automação, bancadas de trabalho, sistemas de produção lean, sistemas de logística interna, etc. Desta forma, o engenheiro cultiva a sua criatividade e consegue soluções viáveis, tanto do ponto de vista estrutural quanto económico, maximizando os resultados da organização.

Flexibilidade e Modularidade

Com os ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos, as empresas enfrentam o problema da mudança constante de layout da fábrica. É por isso que as empresas que se querem manter competitivas no mercado e manter um fluxo contínuo de produção, exigem dos seus engenheiros mecânicos e de gestão industrial que estes procurem soluções flexíveis que lhes permitam melhorar continuamente os processos produtivos e adaptar as linhas de produção a novos desafios.

A era do ferro e da construção soldada está ultrapassada, dando lugar a fábricas mais modernas e versáteis, baseadas em sistemas modulares fáceis de montar e desmontar, pelos próprios utilizadores desses sistemas em função das suas necessidades no momento. É por isso que o perfil de alumínio técnico, isento de processos complexos de soldadura e maquinagem, se tem revelado o melhor aliado para organizações que não têm tempo a perder quando se trata de melhorar os seus produtos e satisfazer os seus clientes.

Leveza do Material

Face ao tradicional ferro e aço, o alumínio apresenta-se como uma solução mais leve, conferindo a mesma resistência e robsutez que se espera das estruturas que servem ambientes industriais, mesmo os mais agressivos.

O que faz com que os engenheiros adorem esta característica do perfil de alumínio técnico é o facto de pouparem milhares de euros no transporte da matéria prima e conseguirem construir equipamentos fáceis de movimentar dentro da fábrica. Vejas-se o exemplo de máquinas e barreiras de proteção que podem ter que ser mudadas de lugar, bem como estruturas móveis que servem de apoio á produção e que são movimentadas por seres humanos, constituindo um risco ergonómico elevado quando a carga é excessiva. 

Meio Ambiente

O alumínio é completamente reciclável e, ao contrário de muitos outros materiais reciclados, o alumínio reciclado mantém todas as propriedades do metal original, podendo ser reciclado infinitamente. Além disso, a reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia necessária para produzir o metal original, o que aumenta o valor da "sucata" e, portanto, torna mais apetecível a sua recuperação.

Com a reciclagem de baixo custo, a alta taxa de recuperação de sucata e a abundância relativa deste metal, o alumínio é um material altamente económico e sustentável do ponto de vista ambiental.

Relação Qualidade-Preço

O preço dos perfis de alumínio é possivelmente a questão mais sensível com a qual a indústria se debate aquando da decisão acerca do material que preferem para as suas linhas de produção.

Compensa investir neste material em detrimento do ferro e do aço, quando é obviamente mais caro? Não existe uma resposta certa a esta pergunta uma vez que tudo depende do valor acrescentado por esta matéria prima ao seu processo produtivo. No entanto, é sabido que os engenheiros mecânicos vêem a aquisição de estruturas em perfil técnico como um investimento com retorno e uma boa relação qualidade preço, a longo prazo, pelas razões partilhadas neste post

Se ficou curioso para experimentar esta nova matéria prima ou aventurar-se em estruturas mais complexas que achava que só eram possíveis com ferro ou aço, comece por simular algumas construções e obtenha o seu projeto CAD 3D com o configurador online Machinig Tool da Item.

New Call-to-action

Tópicos: Perfil de Alumínio

Miguel Brito

Publicado por Miguel Brito

Engenheiro Mecânico e Líder de Projeto na Europneumaq. Enquanto projetista tem como objetivo ajudar a concretizar projetos industriais que facilitem e automatizem os processos produtivos, passando as ideias para o papel.